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Tipo de Documento: Dissertação
Título : A Universidade de Coimbra e a Reforma Pombalina de 1772
Autor : Nunes, Cristiane Tavares Fonseca de Moraes
Fecha de publicación : 11-ene-2013
Director(a): Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de
Resumen: A presente dissertação dispôs do objetivo de investigar o impacto da Reforma Pombalina de 1772 sobre a Universidade de Coimbra. Para tanto, além de várias obras sobre história política, econômica, cultural e educacional referentes ao período, foram utilizados alguns pressupostos teóricos relativos ao conceito de nação. Como fonte da pesquisa, foram consultados, dentre outros documentos, a legislação pombalina, a historiografia clássica sobre o assunto e, sobretudo, o Compêndio Histórico (1771) e os Novos Estatutos (1772), quesustentaram as finalidades da composição da nova Universidade estabelecidas pelo seu reformador, Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal. Como conclusão, evidenciou-se que a reforma educacional vinculada aum programa pedagógicose firmou não só como uma proposta de modernização do reino português, mas também como um libelo contra todo o sistema de ensino jesuítico que até então era dominante em Portugal.
Resumen : This dissertation had as its objective to investigate the impact of the Pombaline Reforms on the University of Coimbra, in 1772. In this sense, it was used several works on political, economic, cultural and educational history which referred to that period as well as some theoretical texts concerning the concept of nation. Moreover, as the main source of this research, among other documents, it was consulted Pombaline legislation, the classical historiography on the subject, especially CompêndioHistórico (1771) and Novos Estatutos (1772) taking into consideration that they were the underlying components of the new University of Coimbra by its mentor, Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquis of Pombal. In order to conclude, it was evidenced that the educational reform was attached to a pedagogical syllabus, whose purpose was not only the modernization of Portugal but also opposed to every system influenced by Jesuits, which was previously predominant in Portugal.
Palabras clave : Universidade de Coimbra
História da educação
Ensino superior
Educação e Estado
Política e educação
Reforma pombalina
Education
Education and state
Higher education
Politics and education
Área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4874
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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