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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4874
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A Universidade de Coimbra e a Reforma Pombalina de 1772 |
Autor(es): | Nunes, Cristiane Tavares Fonseca de Moraes |
Data do documento: | 11-Jan-2013 |
Orientador: | Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de |
Resumo: | A presente dissertação dispôs do objetivo de investigar o impacto da Reforma Pombalina de 1772 sobre a Universidade de Coimbra. Para tanto, além de várias obras sobre história política, econômica, cultural e educacional referentes ao período, foram utilizados alguns pressupostos teóricos relativos ao conceito de nação. Como fonte da pesquisa, foram consultados, dentre outros documentos, a legislação pombalina, a historiografia clássica sobre o assunto e, sobretudo, o Compêndio Histórico (1771) e os Novos Estatutos (1772), quesustentaram as finalidades da composição da nova Universidade estabelecidas pelo seu reformador, Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal. Como conclusão, evidenciou-se que a reforma educacional vinculada aum programa pedagógicose firmou não só como uma proposta de modernização do reino português, mas também como um libelo contra todo o sistema de ensino jesuítico que até então era dominante em Portugal. |
Abstract: | This dissertation had as its objective to investigate the impact of the Pombaline Reforms on the University of Coimbra, in 1772. In this sense, it was used several works on political, economic, cultural and educational history which referred to that period as well as some theoretical texts concerning the concept of nation. Moreover, as the main source of this research, among other documents, it was consulted Pombaline legislation, the classical historiography on the subject, especially CompêndioHistórico (1771) and Novos Estatutos (1772) taking into consideration that they were the underlying components of the new University of Coimbra by its mentor, Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquis of Pombal. In order to conclude, it was evidenced that the educational reform was attached to a pedagogical syllabus, whose purpose was not only the modernization of Portugal but also opposed to every system influenced by Jesuits, which was previously predominant in Portugal. |
Palavras-chave: | Universidade de Coimbra História da educação Ensino superior Educação e Estado Política e educação Reforma pombalina Education Education and state Higher education Politics and education |
área CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4874 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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