Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4890
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Representações das práticas de leitura de normalistas do Instituto de Educação Rui Barbosa durante as décadas de 60 e 70 do século XX
Autor(es): Melo, Sônia Pinto de Albuquerque
Data do documento: 5-Jun-2009
Orientador: Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de
Resumo: A proposta deste estudo é investigar as representações das práticas de leitura de normalistas do Instituto de Educação Rui Barbosa IERB, nas décadas de 60 e 70 do século XX. Vincula-se aos pressupostos teórico-metodológicos da História da Educação Feminina e da História Cultural, sob a perspectiva da História da Leitura. As fontes principais utilizadas foram depoimentos das ex-normalistas do período investigado, as cadernetas de notas de professores de Literatura e Língua Portuguesa das décadas de 60 e 70 do século XX, além de fotonovelas e romances clandestinos lidos pelas normalistas, a fim de conhecer e compreender as apropriações de tais práticas no processo de formação dessas leitoras, considerando-se que as experiências de leitura são importantes na aquisição de habitus, bem como dão indícios do comportamento, dos valores e das experiências adquiridas.
Abstract: The proposal of this study is to investigate the representations of practical of reading of normalistas of the Institute of Education Rui Barbosa IERB, in the decades of 60 and 70 of century XX. The theoretician-metodológicos associates itself to it estimated of History of the Feminine Education and of Cultural History under the perspective of History of the Reading. The used principal sources had been depositions of the formerones of the investigated period, the note passbooks of professors of Literature and Portuguese Language of the decades of 60 and 70 of century XX, beyond fotonovelas and clandestine romances read for the normalistas, in order to know and to understand the appropriations of such practical in the process of formation of these readers, considering itself that the reading experiences in the acquisition of habitus, as well as they give indications of the behavior, of the values and of the acquired experiences.
Palavras-chave: História cultural
história da leitura
Escola Normal
representações de leitura
formação docente
Cultural history
history of the reading
Normal School
representations of reading
teaching formation
área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: MELO, Sônia Pinto de Albuquerque. Representações das práticas de leitura de normalistas do Instituto de Educação Rui Barbosa durante as décadas de 60 e 70 do século XX. 2009. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4890
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SONIA_PINTO_ALBUQUERQUE_MELO.pdf6,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.