Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4890
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Representações das práticas de leitura de normalistas do Instituto de Educação Rui Barbosa durante as décadas de 60 e 70 do século XX |
Autor : | Melo, Sônia Pinto de Albuquerque |
Fecha de publicación : | 5-jun-2009 |
Director(a): | Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de |
Resumen: | A proposta deste estudo é investigar as representações das práticas de leitura de normalistas do Instituto de Educação Rui Barbosa IERB, nas décadas de 60 e 70 do século XX. Vincula-se aos pressupostos teórico-metodológicos da História da Educação Feminina e da História Cultural, sob a perspectiva da História da Leitura. As fontes principais utilizadas foram depoimentos das ex-normalistas do período investigado, as cadernetas de notas de professores de Literatura e Língua Portuguesa das décadas de 60 e 70 do século XX, além de fotonovelas e romances clandestinos lidos pelas normalistas, a fim de conhecer e compreender as apropriações de tais práticas no processo de formação dessas leitoras, considerando-se que as experiências de leitura são importantes na aquisição de habitus, bem como dão indícios do comportamento, dos valores e das experiências adquiridas. |
Resumen : | The proposal of this study is to investigate the representations of practical of reading of normalistas of the Institute of Education Rui Barbosa IERB, in the decades of 60 and 70 of century XX. The theoretician-metodológicos associates itself to it estimated of History of the Feminine Education and of Cultural History under the perspective of History of the Reading. The used principal sources had been depositions of the formerones of the investigated period, the note passbooks of professors of Literature and Portuguese Language of the decades of 60 and 70 of century XX, beyond fotonovelas and clandestine romances read for the normalistas, in order to know and to understand the appropriations of such practical in the process of formation of these readers, considering itself that the reading experiences in the acquisition of habitus, as well as they give indications of the behavior, of the values and of the acquired experiences. |
Palabras clave : | História cultural história da leitura Escola Normal representações de leitura formação docente Cultural history history of the reading Normal School representations of reading teaching formation |
Área CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma : | por |
PaÍs: | BR |
Institución / Editorial : | Universidade Federal de Sergipe |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Educação |
Citación : | MELO, Sônia Pinto de Albuquerque. Representações das práticas de leitura de normalistas do Instituto de Educação Rui Barbosa durante as décadas de 60 e 70 do século XX. 2009. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2009. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4890 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SONIA_PINTO_ALBUQUERQUE_MELO.pdf | 6,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.