Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/499
Tipo de Documento: Artigo
Título : Aprendizagem e (In) formação: perspectivas e desafios para o século XXI
Autor : Souza, Antônio Vital Menezes de
Fecha de publicación : mar-2004
Resumen : Esse artigo discute o papel dos professores ante as questões da aprendizagem e da (in)formação no âmbito institucional da escola nesse início de século. Inicialmente, explora as questões da aprendizagem e da (in)formação na sociedade contemporânea, insistindo sobre a necessidade de se redimensionar as concepções e representações sobre práticas e saberes, produzidos e veiculados no espaço escolar pelo professor frente aos estudantes. Em seguida, estabelece uma tensão entre a aprendizagem e as representações de professores ao longo dos anos, enfocando o seu funcionamento, sua organização, seu tratamento e sua gestão no meio escolar institucionalizado. Por fim, explicita os principais desafios para o professor e para a escola neste início de século, enfocando a questão dos saberes de professor como elemento mediador do processo de ensino e aprendizagem.
Palabras clave : Aprendizagem
Informação
Educação
Docência
Professores
ISSN : 1808-6225
Citación : SOUZA, A. V. M. Aprendizagem e (In) formação: perspectivas e desafios para o século XXI. Psicopedagogia On Line, São Paulo, mar. 2004. Disponível em: <http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=509>. Acesso em: 7 maio 2013.
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/499
Aparece en las colecciones: DED - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AprendizagemInformacao.pdf6,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.