Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/499
Document Type: | Artigo |
Title: | Aprendizagem e (In) formação: perspectivas e desafios para o século XXI |
Authors: | Souza, Antônio Vital Menezes de |
Issue Date: | Mar-2004 |
Abstract: | Esse artigo discute o papel dos professores ante as questões da aprendizagem e da (in)formação no âmbito institucional da escola nesse início de século. Inicialmente, explora as questões da aprendizagem e da (in)formação na sociedade contemporânea, insistindo sobre a necessidade de se redimensionar as concepções e representações sobre práticas e saberes, produzidos e veiculados no espaço escolar pelo professor frente aos estudantes. Em seguida, estabelece uma tensão entre a aprendizagem e as representações de professores ao longo dos anos, enfocando o seu funcionamento, sua organização, seu tratamento e sua gestão no meio escolar institucionalizado. Por fim, explicita os principais desafios para o professor e para a escola neste início de século, enfocando a questão dos saberes de professor como elemento mediador do processo de ensino e aprendizagem. |
Keywords: | Aprendizagem Informação Educação Docência Professores |
ISSN: | 1808-6225 |
Citation: | SOUZA, A. V. M. Aprendizagem e (In) formação: perspectivas e desafios para o século XXI. Psicopedagogia On Line, São Paulo, mar. 2004. Disponível em: <http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=509>. Acesso em: 7 maio 2013. |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/499 |
Appears in Collections: | DED - Artigos de periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AprendizagemInformacao.pdf | 6,3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.