Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/499
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Aprendizagem e (In) formação: perspectivas e desafios para o século XXI |
Autor(es): | Souza, Antônio Vital Menezes de |
Data do documento: | Mar-2004 |
Abstract: | Esse artigo discute o papel dos professores ante as questões da aprendizagem e da (in)formação no âmbito institucional da escola nesse início de século. Inicialmente, explora as questões da aprendizagem e da (in)formação na sociedade contemporânea, insistindo sobre a necessidade de se redimensionar as concepções e representações sobre práticas e saberes, produzidos e veiculados no espaço escolar pelo professor frente aos estudantes. Em seguida, estabelece uma tensão entre a aprendizagem e as representações de professores ao longo dos anos, enfocando o seu funcionamento, sua organização, seu tratamento e sua gestão no meio escolar institucionalizado. Por fim, explicita os principais desafios para o professor e para a escola neste início de século, enfocando a questão dos saberes de professor como elemento mediador do processo de ensino e aprendizagem. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Informação Educação Docência Professores |
ISSN: | 1808-6225 |
Citação: | SOUZA, A. V. M. Aprendizagem e (In) formação: perspectivas e desafios para o século XXI. Psicopedagogia On Line, São Paulo, mar. 2004. Disponível em: <http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=509>. Acesso em: 7 maio 2013. |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/499 |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AprendizagemInformacao.pdf | 6,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.