Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/499
Tipo de Documento: Artigo
Título: Aprendizagem e (In) formação: perspectivas e desafios para o século XXI
Autor(es): Souza, Antônio Vital Menezes de
Data do documento: Mar-2004
Abstract: Esse artigo discute o papel dos professores ante as questões da aprendizagem e da (in)formação no âmbito institucional da escola nesse início de século. Inicialmente, explora as questões da aprendizagem e da (in)formação na sociedade contemporânea, insistindo sobre a necessidade de se redimensionar as concepções e representações sobre práticas e saberes, produzidos e veiculados no espaço escolar pelo professor frente aos estudantes. Em seguida, estabelece uma tensão entre a aprendizagem e as representações de professores ao longo dos anos, enfocando o seu funcionamento, sua organização, seu tratamento e sua gestão no meio escolar institucionalizado. Por fim, explicita os principais desafios para o professor e para a escola neste início de século, enfocando a questão dos saberes de professor como elemento mediador do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem
Informação
Educação
Docência
Professores
ISSN: 1808-6225
Citação: SOUZA, A. V. M. Aprendizagem e (In) formação: perspectivas e desafios para o século XXI. Psicopedagogia On Line, São Paulo, mar. 2004. Disponível em: <http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=509>. Acesso em: 7 maio 2013.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/499
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AprendizagemInformacao.pdf6,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.