Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5071
Document Type: Dissertação
Title: Ensinar e aprender matemática no ensino médio : o caso do curso profissionalizante em Análises Clínicas
Authors: Santos, Maria Cristina de Souza
Issue Date: 28-Jan-2016
Advisor: Teixeira, Ana Maria Freitas
Resumo : Este trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo identificar e analisar como os professores de matemática da 3ª série do ensino médio profissionalizante definem suas estratégias de ensino dos conteúdos dessa disciplina. A relevância da pesquisa está na possibilidade de melhor compreender os elementos que interferem nesse processo de decisão e escolha realizado pelos docentes em cursos de educação profissional técnica de nível médio, cujo objetivo é preparar os alunos para inserção no mercado de trabalho. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários aplicados junto a alunos e professores, de forma a poder traçar o perfil dos mesmos, além de identificar a visão que possuem sobre o ensino da matemática; entrevistas semiestruturadas com os docentes, observação das aulas, para subsidiar a análise, e análise do plano de curso, buscando identificar no planejamento os métodos definidos pelos professores das turmas pesquisadas. Os sujeitos da pesquisa são os professores, cuja ação está no foco do estudo realizado, mas também os alunos, de maneira secundária, contribuindo para o entendimento do processo de ensinar e aprender matemática.
Abstract: This work, qualitative, aims to identify and analyze how mathematics teachers of the 3rd vocational secondary school define their teaching strategies of this discipline content. The relevance of the research is the possibility to better understand the elements that interfere in this decision-making and choice made by teachers in middle level technical professional education courses aimed at preparing students for entry into the labor market. For data collection, the following instruments were used: questionnaires with students and teachers in order to be able to profile the same, and identify the vision have on the teaching of mathematics; semi-structured interviews with teachers, observation of classes, to support the analysis, and analysis of the course plan in order to identify planning methods defined by the teachers of the surveyed classes. The research subjects are the teachers, whose action is the focus of study, but also students, secondarily, contributing to the understanding of the process of teaching and learning mathematics.
Keywords: Ensino de matemática
Ensino profissional
Ensino médio
Professores de matemática
Educação profissional
Saberes docentes.
Teaching of mathematics
Vocational education
High school
Teaching knowledge
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: Santos, Maria Cristina de Souza. Ensinar e aprender matemática no ensino médio : o caso do curso profissionalizante em Análises Clínicas. 2016. 132 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5071
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA_CRISTINA_SOUZA_SANTOS.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.