Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5071
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Ensinar e aprender matemática no ensino médio : o caso do curso profissionalizante em Análises Clínicas
Autor(es): Santos, Maria Cristina de Souza
Data do documento: 28-Jan-2016
Orientador: Teixeira, Ana Maria Freitas
Resumo: Este trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo identificar e analisar como os professores de matemática da 3ª série do ensino médio profissionalizante definem suas estratégias de ensino dos conteúdos dessa disciplina. A relevância da pesquisa está na possibilidade de melhor compreender os elementos que interferem nesse processo de decisão e escolha realizado pelos docentes em cursos de educação profissional técnica de nível médio, cujo objetivo é preparar os alunos para inserção no mercado de trabalho. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários aplicados junto a alunos e professores, de forma a poder traçar o perfil dos mesmos, além de identificar a visão que possuem sobre o ensino da matemática; entrevistas semiestruturadas com os docentes, observação das aulas, para subsidiar a análise, e análise do plano de curso, buscando identificar no planejamento os métodos definidos pelos professores das turmas pesquisadas. Os sujeitos da pesquisa são os professores, cuja ação está no foco do estudo realizado, mas também os alunos, de maneira secundária, contribuindo para o entendimento do processo de ensinar e aprender matemática.
Abstract: This work, qualitative, aims to identify and analyze how mathematics teachers of the 3rd vocational secondary school define their teaching strategies of this discipline content. The relevance of the research is the possibility to better understand the elements that interfere in this decision-making and choice made by teachers in middle level technical professional education courses aimed at preparing students for entry into the labor market. For data collection, the following instruments were used: questionnaires with students and teachers in order to be able to profile the same, and identify the vision have on the teaching of mathematics; semi-structured interviews with teachers, observation of classes, to support the analysis, and analysis of the course plan in order to identify planning methods defined by the teachers of the surveyed classes. The research subjects are the teachers, whose action is the focus of study, but also students, secondarily, contributing to the understanding of the process of teaching and learning mathematics.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Ensino profissional
Ensino médio
Professores de matemática
Educação profissional
Saberes docentes.
Teaching of mathematics
Vocational education
High school
Teaching knowledge
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: Santos, Maria Cristina de Souza. Ensinar e aprender matemática no ensino médio : o caso do curso profissionalizante em Análises Clínicas. 2016. 132 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5071
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_CRISTINA_SOUZA_SANTOS.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.