Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5072
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Sequência de ensino-aprendizagem no processo de formação continuada : contribuições e reflexões de professores em exercício
Autor(es): Menezes, Alexandre Mota
Data do documento: 4-Mar-2016
Orientador: Silva, Erivanildo Lopes da
Resumo: Diante da busca pela melhoria do ensino de ciências, as discussões e reflexões na formação inicial e continuada de professores mostram-se fundamentais. Sendo assim, o presente trabalho busca apresentar elementos para discussão advinda de um projeto de pesquisa sobre as influências epistemológica, pedagógica e didática nas escolhas feitas por professores inseridos num processo de formação continuada, trabalhando com validação de uma Sequência de ensino-aprendizagem (SEA). O material foi elaborado pelo pesquisador durante a graduação e validado na pós-graduação. A SEA é, então, discutida, aplicada e reelaborada por professores do ensino médio, com o objetivo de compreender as escolhas feitas por eles durante esse processo. As discussões mostraram que, entre as dificuldades enfrentadas pelos professores, a necessidade de abordar todo o conteúdo de forma sistemática, a relação professor-aluno e questões estruturais da escola são fatores determinantes nas escolhas de atividades no processo de elaboração de materiais didáticos próprios. Essas dificuldades interferem na elaboração e aplicação de materiais com a Abordagem CTS e com a Experimentação problematizadora.
Abstract: On the quest for improvement of science teaching, both discussions and reflexions in beginning and continuous formation of teachers show to be fundamental. So, this study aims to present subjects for discussion came from a research project on epistemological, pedagogical, and didactic influences in choices made by teachers insert in a continuous formation process, working with a validation named “Sequência de ensino-aprendizagem – SEA” (Teaching-learning sequence). The relative material was developed by this researcher, and it was validated during graduation course. In postgraduate course, the so-called SEA was analyzed, put in, and remade by teachers of high-school, aiming the comprehension of the choices made by teachers during program. Discussions have shown that difficulties faced by the teachers, as well as the need to apply all subject of a systematic way, the teacher-student relationship, organizational and structural questions of school have been determinant factors in choices made by teachers in their activities. Such difficulties interfere in application of materials with the so-called “Abordagem CTS” (Scientific, technological and social approach), and “Experimentação problematizadora”.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Ciências
Ensino e aprendizagem
Ensino-aprendizagem
Formação continuada
Formação de professores
Sequência de ensino-aprendizagem
Formação continuada
Dimensões de Méheut
Teaching-learning sequence
Continuous formation
Méheut dimentions
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: Menezes, Alexandre Mota. Sequência de ensino-aprendizagem no processo de formação continuada : contribuições e reflexões de professores em exercício. 2016. 74 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5072
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE_MOTA_MENEZES.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.