Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5115
Document Type: Dissertação
Title: Desenvolvimento do conhecimento físico com a aprendizagem baseada em problemas : análise das interações discentes
Authors: Soares, Vando Kleber Santos
Issue Date: 30-Mar-2017
Advisor: Barbosa, Celso José Viana
Resumo : Este trabalho investigou o estabelecimento do processo interativo entre os alunos de uma turma da terceira série do ensino médio com a adoção da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e sua relação no desenvolvimento dos conceitos científicos e cotidianos dos estudantes sobre eletrodinâmica. A pesquisa foi realizada em um colégio público estadual do interior do estado de Sergipe. Para analisar as interações sociais lançamos mão das ideias de Vygotsky, dos constructos de Wertsch (1984), na perspectiva de Monteiro (2006), e da ferramenta analítica de Mortimer e Scott (2002). Utilizou-se a observação participante para a coleta de dados, que foi realizada durante 11 aulas, e se utilizou um gravador para gravar as conversas de dois grupos. Foram utilizados ainda registros de campo, fichas avaliativas, folhas de conhecimentos e provas dos alunos. Os resultados mostraram que a ABP permitiu aos alunos formularem e exporem seus pontos de vista dos conteúdos estudados o que promoveu o surgimento de cadeias interativas como padrão de interação e utilizarem recursos semióticos como mediadores para o entendimento e o desenvolvimento dos conceitos.
Abstract: This work investigated the establishment of the interactive process among the students of a third grade high school class with the adoption of the methodology of problem-based learning (PBL) and its relation in the development of students' scientific and everyday concepts about electrodynamics. The research was carried out at a state public high school in the interior of the state of Sergipe. In order to analyze social interactions, we used Vygotsky's ideas, Wertsch's (1984) constructs, from Monteiro's (2006) perspective, and the (2002) Analytical tool of Mortimer and Scott. Participant observation was used for data collection, which was performed during 11 classes, and a recorder was used to record the conversations of two groups. Field records, evaluation chart, knowledge sheets and tests of the students were also used. The results showed that the PBL allowed the students to formulate and to expose their points of view of the studied contents, which promoted the emergence of interactive chains as a pattern of interaction and to use semiotic resources as mediators for the understanding and development of the concepts.
Keywords: Ensino de ciências
Aprendizagem baseada em problemas
Metodologia de ensino
Conceitos
Interações discentes
Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas
Processo interativo
Desenvolvimento de conceitos
Problem-Based Learning Methodology
PBL
Interactive process
Concept development
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SOARES, Vando Kleber Santos. Desenvolvimento do conhecimento físico com a aprendizagem baseada em problemas : análise das interações discentes. 2017. 145 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5115
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANDO_KLEBER_SANTOS_SOARES.pdf3,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.