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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5115
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento do conhecimento físico com a aprendizagem baseada em problemas : análise das interações discentes |
Autor(es): | Soares, Vando Kleber Santos |
Data do documento: | 30-Mar-2017 |
Orientador: | Barbosa, Celso José Viana |
Resumo: | Este trabalho investigou o estabelecimento do processo interativo entre os alunos de uma turma da terceira série do ensino médio com a adoção da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e sua relação no desenvolvimento dos conceitos científicos e cotidianos dos estudantes sobre eletrodinâmica. A pesquisa foi realizada em um colégio público estadual do interior do estado de Sergipe. Para analisar as interações sociais lançamos mão das ideias de Vygotsky, dos constructos de Wertsch (1984), na perspectiva de Monteiro (2006), e da ferramenta analítica de Mortimer e Scott (2002). Utilizou-se a observação participante para a coleta de dados, que foi realizada durante 11 aulas, e se utilizou um gravador para gravar as conversas de dois grupos. Foram utilizados ainda registros de campo, fichas avaliativas, folhas de conhecimentos e provas dos alunos. Os resultados mostraram que a ABP permitiu aos alunos formularem e exporem seus pontos de vista dos conteúdos estudados o que promoveu o surgimento de cadeias interativas como padrão de interação e utilizarem recursos semióticos como mediadores para o entendimento e o desenvolvimento dos conceitos. |
Abstract: | This work investigated the establishment of the interactive process among the students of a third grade high school class with the adoption of the methodology of problem-based learning (PBL) and its relation in the development of students' scientific and everyday concepts about electrodynamics. The research was carried out at a state public high school in the interior of the state of Sergipe. In order to analyze social interactions, we used Vygotsky's ideas, Wertsch's (1984) constructs, from Monteiro's (2006) perspective, and the (2002) Analytical tool of Mortimer and Scott. Participant observation was used for data collection, which was performed during 11 classes, and a recorder was used to record the conversations of two groups. Field records, evaluation chart, knowledge sheets and tests of the students were also used. The results showed that the PBL allowed the students to formulate and to expose their points of view of the studied contents, which promoted the emergence of interactive chains as a pattern of interaction and to use semiotic resources as mediators for the understanding and development of the concepts. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Aprendizagem baseada em problemas Metodologia de ensino Conceitos Interações discentes Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas Processo interativo Desenvolvimento de conceitos Problem-Based Learning Methodology PBL Interactive process Concept development |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | SOARES, Vando Kleber Santos. Desenvolvimento do conhecimento físico com a aprendizagem baseada em problemas : análise das interações discentes. 2017. 145 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5115 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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