Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5117
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Corpo humano e ensino de ciências: o que faz sentido aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental |
Autor : | Correia, Eanes dos Santos |
Fecha de publicación : | 20-feb-2017 |
Director(a): | Silva, Veleida Anahí da |
Resumen: | A presente pesquisa teve o objetivo de entender o que faz sentido aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental estudar sobre o corpo humano. Uma abordagem teórica e metodológica, pautada na Relação com o Saber de Bernard Charlot foi utilizada para a realização da pesquisa. Buscou-se, com a categorização e análise dos dados obtidos, enfatizar os sentidos de estudar o corpo humano dos alunos de classe popular do oitavo ano do ensino fundamental de duas escolas públicas urbanas da cidade de Cumbe/SE. Tendo como questão central “Qual o sentido de estudar o corpo humano nas aulas de ciências do oitavo ano?”, procurou-se destacar o significado para o aluno e o que o faz mobilizar-se intelectualmente para aprender sobre o corpo humano. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa do tipo descritiva, tendo como técnicas de coleta de dados o Balanço do Saber Adaptado e Entrevistas de Grupo, considerando a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados obtidos são discutidos de forma abrangente, a partir de uma revisão bibliográfica e de referenciais teóricos que auxiliam na compreensão do que faz sentido aos alunos aprenderem acerca do corpo humano, presentes nas respostas suscitadas nas entrevistas e balanços ao longo do processo de coleta de dados. Os alunos participantes demonstraram o desejo de aprender assuntos do corpo humano que conseguem relacionar aos seus cotidianos, com significado para seus cotidianos, por considerarem que podem colocar em prática e também compartilhar com seus familiares e amigos. Esses assuntos fazem sentido para eles, para o outro e para o mundo, sendo representativos das dimensões de identidade, social e epistêmica da Relação com o Saber (CHARLOT, 2000; 2005; 2013). |
Resumen : | The present research aims to understand what makes sense for the student of the 8th year of elementary school to study about the human body. A theoretical and methodological approach, based on Bernard Charlot's Relationship with Know, used to carry out the research. By categorizing and analyzing the data obtained, we sought to emphasize the meanings of studying the human body by eighth-grade students from two public elementary school in the city of Cumbe / SE. With the central question "What is the meaning of studying the human body in eighth grade science classes?” It seeks to highlight the meaning for the student and what makes him or herself mobilize intellectually to learn about the human body. It is a qualitative research of the descriptive type, having as techniques of data collection the Balance of Adapted Knowledge and Group Interviews with the Content Analysis of Bardin (2011). The results obtained are discussed in a detailed way, based on a bibliographical review and theoretical frameworks that help in the understanding of the students' senses about the human body, present in the various answers raised in the interviews and balance sheets throughout the data collection process. Students have the desire to learn subjects of the human body that they can connect with their daily life, meaning for their daily life, which they can put into practice and also share with their family and friends. These subjects make sense to them, to the other and to the world, being representative of the dimensions of identity, social and epistemic of the Relationship with Know (CHARLOT, 2000, 2005, 2013). |
Palabras clave : | Ciências Ensino fundamental Corpo humano Corpo humano na educação Ensino de ciências Relação com o saber Human body Science teaching Relationship with knowing |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
PaÍs: | Brasil |
Institución / Editorial : | Universidade Federal de Sergipe |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citación : | CORREIA, Eanes dos Santos. Corpo humano e ensino de ciências: o que faz sentido aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental. 2017. 157 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5117 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EANES_SANTOS_CORREIA.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.