Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5117
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Corpo humano e ensino de ciências: o que faz sentido aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental
Autor(es): Correia, Eanes dos Santos
Data do documento: 20-Fev-2017
Orientador: Silva, Veleida Anahí da
Resumo: A presente pesquisa teve o objetivo de entender o que faz sentido aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental estudar sobre o corpo humano. Uma abordagem teórica e metodológica, pautada na Relação com o Saber de Bernard Charlot foi utilizada para a realização da pesquisa. Buscou-se, com a categorização e análise dos dados obtidos, enfatizar os sentidos de estudar o corpo humano dos alunos de classe popular do oitavo ano do ensino fundamental de duas escolas públicas urbanas da cidade de Cumbe/SE. Tendo como questão central “Qual o sentido de estudar o corpo humano nas aulas de ciências do oitavo ano?”, procurou-se destacar o significado para o aluno e o que o faz mobilizar-se intelectualmente para aprender sobre o corpo humano. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa do tipo descritiva, tendo como técnicas de coleta de dados o Balanço do Saber Adaptado e Entrevistas de Grupo, considerando a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados obtidos são discutidos de forma abrangente, a partir de uma revisão bibliográfica e de referenciais teóricos que auxiliam na compreensão do que faz sentido aos alunos aprenderem acerca do corpo humano, presentes nas respostas suscitadas nas entrevistas e balanços ao longo do processo de coleta de dados. Os alunos participantes demonstraram o desejo de aprender assuntos do corpo humano que conseguem relacionar aos seus cotidianos, com significado para seus cotidianos, por considerarem que podem colocar em prática e também compartilhar com seus familiares e amigos. Esses assuntos fazem sentido para eles, para o outro e para o mundo, sendo representativos das dimensões de identidade, social e epistêmica da Relação com o Saber (CHARLOT, 2000; 2005; 2013).
Abstract: The present research aims to understand what makes sense for the student of the 8th year of elementary school to study about the human body. A theoretical and methodological approach, based on Bernard Charlot's Relationship with Know, used to carry out the research. By categorizing and analyzing the data obtained, we sought to emphasize the meanings of studying the human body by eighth-grade students from two public elementary school in the city of Cumbe / SE. With the central question "What is the meaning of studying the human body in eighth grade science classes?” It seeks to highlight the meaning for the student and what makes him or herself mobilize intellectually to learn about the human body. It is a qualitative research of the descriptive type, having as techniques of data collection the Balance of Adapted Knowledge and Group Interviews with the Content Analysis of Bardin (2011). The results obtained are discussed in a detailed way, based on a bibliographical review and theoretical frameworks that help in the understanding of the students' senses about the human body, present in the various answers raised in the interviews and balance sheets throughout the data collection process. Students have the desire to learn subjects of the human body that they can connect with their daily life, meaning for their daily life, which they can put into practice and also share with their family and friends. These subjects make sense to them, to the other and to the world, being representative of the dimensions of identity, social and epistemic of the Relationship with Know (CHARLOT, 2000, 2005, 2013).
Palavras-chave: Ciências
Ensino fundamental
Corpo humano
Corpo humano na educação
Ensino de ciências
Relação com o saber
Human body
Science teaching
Relationship with knowing
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: CORREIA, Eanes dos Santos. Corpo humano e ensino de ciências: o que faz sentido aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental. 2017. 157 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5117
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EANES_SANTOS_CORREIA.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.