Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5165
Document Type: Dissertação
Title: A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros
Authors: Souza, Ilvanete dos Santos de
Issue Date: 23-Feb-2014
Advisor: Lima, Maria Batista
Resumo : A formação do/a professor/a se constitui em múltiplos espaços de interações, primordiais na constituição da identidade docente. A formação de professores/as em serviço não pode ser vista como uma habilitação pontual e emergencial, mesmo nas áreas das ciências exatas como a Matemática em que o processo de ensino e aprendizagem requer o entendimento de conceitos cruciais, mas também de uma postura didático-pedagógica humana. Mediante esse contexto este trabalho nasceu da seguinte inquietação: Quais são as percepções dos/das professores alunos/professoras alunas do curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR/UNEB, polo Cristópolis-BA sobre avanços, limites e efeitos do programa em sua formação e atuação teórico- prática em relação a disciplina Matemática na Educação Básica? E teve como objetivo investigar a formação em serviço do PARFOR/UNEB, polo Cristópolis-BA, a partir da percepção dos/das professores-alunos/professoras-alunas que atuam na disciplina Matemática na Educação Básica. Os principais aportes teóricos utilizados foram: Arroyo, Gatti, Salandim, Tardif e Valente, além dos documentos oficiais como: Lei nº 10.172, de 09 janeiro de 2001; Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007 e Decreto Nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, dentre outras referências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, uma vez que o polo de Cristópolis-BA possui apenas uma turma de Licenciandos/as em Matemática composta por 28 professores alunos/professoras alunas dos quais 23 participaram de pelo menos uma etapa da pesquisa. Para levantamento e organização das informações fez-se uso dos seguintes instrumentos: questionário exploratório para professores alunos/professoras alunas (18 participantes), análise de documentos (Projeto Político Pedagógico e Matriz curricular do curso), entrevista (articulador do polo) e uma seção para cada um dos grupos focais A (10 professores alunos/professoras alunas) e B (7 professores alunos/professoras alunas). Para análise dos dados optou-se pela Análise do Conteúdo. Entre as considerações se destacam: a identidade do/a professor/a com sua área de formação, a necessidade de se repensar a formação em serviço quanto à organização do tempo condicionado à prática docente e as múltiplas jornadas assumidas por esses profissionais. Também se destacam no estudo as dificuldades dos formadores/as em atrelar a teoria à prática e certo distanciamento quanto às várias experiências vivenciadas por esse grupo de professores alunos/professoras alunas, que tem como principal objetivo de sua formação contribuir com sua prática de sala de aula.
Keywords: Professores
Educadores
Professores de matemática
Formação de professores
Ensino fundamental
Matemática
Ensino fundamental
Ensino médio
Educação básica
Políticas públicas
PARFOR
Teacher In-service training
Mathematics
Public politics
Subject CNPQ: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SOUZA, Ilvanete dos Santos de. A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5165
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ILVANETE_SANTOS_SOUZA.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.