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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5165
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros |
Autor(es): | Souza, Ilvanete dos Santos de |
Data do documento: | 23-Fev-2014 |
Orientador: | Lima, Maria Batista |
Resumo: | A formação do/a professor/a se constitui em múltiplos espaços de interações, primordiais na constituição da identidade docente. A formação de professores/as em serviço não pode ser vista como uma habilitação pontual e emergencial, mesmo nas áreas das ciências exatas como a Matemática em que o processo de ensino e aprendizagem requer o entendimento de conceitos cruciais, mas também de uma postura didático-pedagógica humana. Mediante esse contexto este trabalho nasceu da seguinte inquietação: Quais são as percepções dos/das professores alunos/professoras alunas do curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR/UNEB, polo Cristópolis-BA sobre avanços, limites e efeitos do programa em sua formação e atuação teórico- prática em relação a disciplina Matemática na Educação Básica? E teve como objetivo investigar a formação em serviço do PARFOR/UNEB, polo Cristópolis-BA, a partir da percepção dos/das professores-alunos/professoras-alunas que atuam na disciplina Matemática na Educação Básica. Os principais aportes teóricos utilizados foram: Arroyo, Gatti, Salandim, Tardif e Valente, além dos documentos oficiais como: Lei nº 10.172, de 09 janeiro de 2001; Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007 e Decreto Nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, dentre outras referências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, uma vez que o polo de Cristópolis-BA possui apenas uma turma de Licenciandos/as em Matemática composta por 28 professores alunos/professoras alunas dos quais 23 participaram de pelo menos uma etapa da pesquisa. Para levantamento e organização das informações fez-se uso dos seguintes instrumentos: questionário exploratório para professores alunos/professoras alunas (18 participantes), análise de documentos (Projeto Político Pedagógico e Matriz curricular do curso), entrevista (articulador do polo) e uma seção para cada um dos grupos focais A (10 professores alunos/professoras alunas) e B (7 professores alunos/professoras alunas). Para análise dos dados optou-se pela Análise do Conteúdo. Entre as considerações se destacam: a identidade do/a professor/a com sua área de formação, a necessidade de se repensar a formação em serviço quanto à organização do tempo condicionado à prática docente e as múltiplas jornadas assumidas por esses profissionais. Também se destacam no estudo as dificuldades dos formadores/as em atrelar a teoria à prática e certo distanciamento quanto às várias experiências vivenciadas por esse grupo de professores alunos/professoras alunas, que tem como principal objetivo de sua formação contribuir com sua prática de sala de aula. |
Palavras-chave: | Professores Educadores Professores de matemática Formação de professores Ensino fundamental Matemática Ensino fundamental Ensino médio Educação básica Políticas públicas PARFOR Teacher In-service training Mathematics Public politics |
área CNPQ: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | SOUZA, Ilvanete dos Santos de. A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5165 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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