Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5174
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Análise das dificuldades na resolução de problemas matemáticos por alunos do 5º ano do ensino fundamental
Otros títulos : Analysis of the difficulties in solving mathematical problems by students of the 5th year of elementary school
Autor : Araujo, Natália Keli Santos
Fecha de publicación : 31-mar-2015
Director(a): Silva, Veleida Anahí da
Resumen: A presente dissertação é um estudo realizado sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao resolver problemas de Matemática. Tendo como referenciais teóricos Polya, Dante, Krulik, Onuchic e Allevato, Smole, dentre outros. A coleta de informações foi realizada em duas turmas do 5º ano, sendo uma da rede pública e outra da rede privada. Os instrumentos da pesquisa incluíram a aplicação de um teste diagnóstico, contendo quatro diferentes tipos de problemas de aritmética, e entrevista de explicitação registrada em áudio, baseada no método clínico de Piaget, com três alunos de cada turma. Como base foram identificadas no teste diagnóstico quatro categorias de análise: dificuldades para compreender o enunciado do problema, dificuldades em uma etapa do procedimento, dificuldades por desconhecimento do conteúdo e dificuldade conceitual das operações básicas. Através da análise dos dados foi possível identificar quais as dificuldades dos alunos para a resolução de problemas de matemática e também compreender como as crianças pensam e agem ao responder diferentes tipos de problemas.
Palabras clave : Matemática
Estudo e ensino de matemática
Matemática (Ensino fundamental)
Problemas de matemática
Dificuldades de aprendizagem
Psicologia da aprendizagem
Pensamento lógico
Mathematics problems
Difficulties
Students
Logical thinking
Área CNPQ: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma : por
PaÍs: BR
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citación : ARAUJO, Natália Keli Santos. Analysis of the difficulties in solving mathematical problems by students of the 5th year of elementary school. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/5174
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NATALIA_KELI_SANTOS_ARAUJO.pdf3,46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.