Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5174
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Análise das dificuldades na resolução de problemas matemáticos por alunos do 5º ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the difficulties in solving mathematical problems by students of the 5th year of elementary school |
Autor(es): | Araujo, Natália Keli Santos |
Data do documento: | 31-Mar-2015 |
Orientador: | Silva, Veleida Anahí da |
Resumo: | A presente dissertação é um estudo realizado sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao resolver problemas de Matemática. Tendo como referenciais teóricos Polya, Dante, Krulik, Onuchic e Allevato, Smole, dentre outros. A coleta de informações foi realizada em duas turmas do 5º ano, sendo uma da rede pública e outra da rede privada. Os instrumentos da pesquisa incluíram a aplicação de um teste diagnóstico, contendo quatro diferentes tipos de problemas de aritmética, e entrevista de explicitação registrada em áudio, baseada no método clínico de Piaget, com três alunos de cada turma. Como base foram identificadas no teste diagnóstico quatro categorias de análise: dificuldades para compreender o enunciado do problema, dificuldades em uma etapa do procedimento, dificuldades por desconhecimento do conteúdo e dificuldade conceitual das operações básicas. Através da análise dos dados foi possível identificar quais as dificuldades dos alunos para a resolução de problemas de matemática e também compreender como as crianças pensam e agem ao responder diferentes tipos de problemas. |
Palavras-chave: | Matemática Estudo e ensino de matemática Matemática (Ensino fundamental) Problemas de matemática Dificuldades de aprendizagem Psicologia da aprendizagem Pensamento lógico Mathematics problems Difficulties Students Logical thinking |
área CNPQ: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | ARAUJO, Natália Keli Santos. Analysis of the difficulties in solving mathematical problems by students of the 5th year of elementary school. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5174 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NATALIA_KELI_SANTOS_ARAUJO.pdf | 3,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.