Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5788| Document Type: | Dissertação |
| Title: | A prática reflexiva na atuação docente de professores de espanhol |
| Other Titles: | LA PRÁCTICA REFLEXIVA EN ACCIÓN DOCENTE DE PROFESORES DE ESPAÑOL |
| Authors: | Ferraz, áurea de Aragão |
| Issue Date: | 30-Mar-2010 |
| Advisor: | Santana, Givaldo Melo de |
| Resumo : | Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a atuação docente de professores de espanhol à luz da prática reflexiva. O estudo teve como base o conceito de prática reflexiva entendida como pensar, transformar e ressignificar, partindo da idéia de reflexão não só como um processo em que o professor analisa sua prática, compila os dados, descreve situações, elabora teorias, executa e avalia projetos, mas que também partilha suas idéias com colegas e alunos, estimulando discussões em grupo. Estabeleceram-se como objetivos: conhecer a opinião de um grupo de professores de espanhol sobre a sua prática, observar a atuação docente de quatro professores de espanhol do ensino médio e considerar o que esses professores dizem sobre sua prática e o que realmente acontece no contexto de suas salas de aula. Para desenvolver esta pesquisa de cunho qualitativo os seguintes procedimentos foram adotados: revisão bibliográfica, aplicação de questionários e observação de aulas. Os resultados obtidos revelaram que a reflexão enquanto pensar existe, mas de maneira inconsistente e, portanto, não proporciona terreno fértil para transformar e ressignificar a prática docente. |
| Abstract: | Esta investigación presenta un estudio sobre la actuación docente de profesores de español a la luz de la práctica reflexiva. Este trabajo se cimienta en la concepción de práctica reflexiva entendida como pensar, transformar y resignificar partiendo de la idea de reflexión no sólo como proceso en el que el profesor analiza su práctica, recopila los datos, describe situaciones, elabora las teorías, ejecuta y evalúa proyectos sino también comparte sus ideas con los colegas y alumnos, estimulando discusiones en grupo.se han establecidos los siguientes objetivos: conocer la opinión de un grupo de profesores de español sobre su práctica diaria, observar cómo se realiza la práctica de cuatro profesores de español de la educación secundaria y considerar lo que dicen estos profesores sobre su práctica y lo que realmente sucede en el contexto del aula de clase. Para su desarrollo, se han adoptado los siguientes procedimientos metodológicos: revisión bibliográfica, aplicación de cuestionarios y observación de clases. Los resultados obtenidos han revelado que la reflexión existe en tanto pensar sin embargo no presenta todavía terreno fértil para transformar y resignificar la práctica docente. |
| Keywords: | Reflexão Professor de espanhol Atuação docente Reflexión Profesor de español Práctica del profesor |
| Subject CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Language: | por |
| Country: | BR |
| Publisher / Institution : | Universidade Federal de Sergipe |
| Institution: | UFS |
| Program Affiliation: | Pós-Graduação em Letras |
| Citation: | FERRAZ, áurea de Aragão. A prática reflexiva na atuação docente de professores de espanhol. 2010. 171 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010. |
| Rights: | Acesso Aberto |
| URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5788 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Letras |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AUREA _ARAGAO_FERRAZ.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
