Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5788
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A prática reflexiva na atuação docente de professores de espanhol |
Título(s) alternativo(s): | LA PRÁCTICA REFLEXIVA EN ACCIÓN DOCENTE DE PROFESORES DE ESPAÑOL |
Autor(es): | Ferraz, áurea de Aragão |
Data do documento: | 30-Mar-2010 |
Orientador: | Santana, Givaldo Melo de |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a atuação docente de professores de espanhol à luz da prática reflexiva. O estudo teve como base o conceito de prática reflexiva entendida como pensar, transformar e ressignificar, partindo da idéia de reflexão não só como um processo em que o professor analisa sua prática, compila os dados, descreve situações, elabora teorias, executa e avalia projetos, mas que também partilha suas idéias com colegas e alunos, estimulando discussões em grupo. Estabeleceram-se como objetivos: conhecer a opinião de um grupo de professores de espanhol sobre a sua prática, observar a atuação docente de quatro professores de espanhol do ensino médio e considerar o que esses professores dizem sobre sua prática e o que realmente acontece no contexto de suas salas de aula. Para desenvolver esta pesquisa de cunho qualitativo os seguintes procedimentos foram adotados: revisão bibliográfica, aplicação de questionários e observação de aulas. Os resultados obtidos revelaram que a reflexão enquanto pensar existe, mas de maneira inconsistente e, portanto, não proporciona terreno fértil para transformar e ressignificar a prática docente. |
Abstract: | Esta investigación presenta un estudio sobre la actuación docente de profesores de español a la luz de la práctica reflexiva. Este trabajo se cimienta en la concepción de práctica reflexiva entendida como pensar, transformar y resignificar partiendo de la idea de reflexión no sólo como proceso en el que el profesor analiza su práctica, recopila los datos, describe situaciones, elabora las teorías, ejecuta y evalúa proyectos sino también comparte sus ideas con los colegas y alumnos, estimulando discusiones en grupo.se han establecidos los siguientes objetivos: conocer la opinión de un grupo de profesores de español sobre su práctica diaria, observar cómo se realiza la práctica de cuatro profesores de español de la educación secundaria y considerar lo que dicen estos profesores sobre su práctica y lo que realmente sucede en el contexto del aula de clase. Para su desarrollo, se han adoptado los siguientes procedimientos metodológicos: revisión bibliográfica, aplicación de cuestionarios y observación de clases. Los resultados obtenidos han revelado que la reflexión existe en tanto pensar sin embargo no presenta todavía terreno fértil para transformar y resignificar la práctica docente. |
Palavras-chave: | Reflexão Professor de espanhol Atuação docente Reflexión Profesor de español Práctica del profesor |
área CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Letras |
Citação: | FERRAZ, áurea de Aragão. A prática reflexiva na atuação docente de professores de espanhol. 2010. 171 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5788 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AUREA _ARAGAO_FERRAZ.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.