Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6481
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica
Autor : Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves
Fecha de publicación : 15-may-2015
Director(a): Alegri, Mateus
Resumen: O advento, em 1801, da brilhante obra Disquisitiones Arithmeticae} de Carl Friedrich Gauss (1777-1885) proporcionou elementos de extraordinária importância para a Teoria dos Números, entre eles o estudo de congruência, o qual atrai os olhares de diversos matemáticos até os dias atuais pela sua aplicação em diversas áreas, inclusive em temas do ensino básico, evidenciando a necessidade do seu estudo como ferramenta de aprendizagem algébrica. Sendo assim, o presente trabalho propõe abordar o estudo de congruência de forma sistemática, visando a sua contextualização na educação básica, através de uma proposta de sequência didática, e sua aplicação em problemas do cotidiano.
Resumen : The advent in 1801 of the brilliant work Disquisitiones Arithmeticae of Carl Gauss Friedrich (1777-1885) provided extremely important elements to Number Theory, including the study of congruences, which attracts the eyes of many mathematicians to this day for its application in various areas, including basic education issues, highlighting the need of their study as algebraic learning tool. Therefore, this paper proposes to approach the study of congruence in a systematic way, in order to the context of basic education, by proposing didactic sequence, and their application to everyday problems.
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Educação básica
Congruências e restos
Teoria dos números
Teoria dos conjuntos
Estudo de congruência
Educação básica
Didática
Problemas
Congruences
Basic education
Didactic
Problems
Área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
PaÍs: Brasil
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Mestrado Profissional em Matemática
Citación : Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves. Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica. 2015. 77 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2015.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/6481
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.