Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6481
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica |
Autor(es): | Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves |
Data do documento: | 15-Mai-2015 |
Orientador: | Alegri, Mateus |
Resumo: | O advento, em 1801, da brilhante obra Disquisitiones Arithmeticae} de Carl Friedrich Gauss (1777-1885) proporcionou elementos de extraordinária importância para a Teoria dos Números, entre eles o estudo de congruência, o qual atrai os olhares de diversos matemáticos até os dias atuais pela sua aplicação em diversas áreas, inclusive em temas do ensino básico, evidenciando a necessidade do seu estudo como ferramenta de aprendizagem algébrica. Sendo assim, o presente trabalho propõe abordar o estudo de congruência de forma sistemática, visando a sua contextualização na educação básica, através de uma proposta de sequência didática, e sua aplicação em problemas do cotidiano. |
Abstract: | The advent in 1801 of the brilliant work Disquisitiones Arithmeticae of Carl Gauss Friedrich (1777-1885) provided extremely important elements to Number Theory, including the study of congruences, which attracts the eyes of many mathematicians to this day for its application in various areas, including basic education issues, highlighting the need of their study as algebraic learning tool. Therefore, this paper proposes to approach the study of congruence in a systematic way, in order to the context of basic education, by proposing didactic sequence, and their application to everyday problems. |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Educação básica Congruências e restos Teoria dos números Teoria dos conjuntos Estudo de congruência Educação básica Didática Problemas Congruences Basic education Didactic Problems |
área CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Mestrado Profissional em Matemática |
Citação: | Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves. Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica. 2015. 77 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6481 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf | 1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.