Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6481
Document Type: Dissertação
Title: Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica
Authors: Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves
Issue Date: 15-May-2015
Advisor: Alegri, Mateus
Resumo : O advento, em 1801, da brilhante obra Disquisitiones Arithmeticae} de Carl Friedrich Gauss (1777-1885) proporcionou elementos de extraordinária importância para a Teoria dos Números, entre eles o estudo de congruência, o qual atrai os olhares de diversos matemáticos até os dias atuais pela sua aplicação em diversas áreas, inclusive em temas do ensino básico, evidenciando a necessidade do seu estudo como ferramenta de aprendizagem algébrica. Sendo assim, o presente trabalho propõe abordar o estudo de congruência de forma sistemática, visando a sua contextualização na educação básica, através de uma proposta de sequência didática, e sua aplicação em problemas do cotidiano.
Abstract: The advent in 1801 of the brilliant work Disquisitiones Arithmeticae of Carl Gauss Friedrich (1777-1885) provided extremely important elements to Number Theory, including the study of congruences, which attracts the eyes of many mathematicians to this day for its application in various areas, including basic education issues, highlighting the need of their study as algebraic learning tool. Therefore, this paper proposes to approach the study of congruence in a systematic way, in order to the context of basic education, by proposing didactic sequence, and their application to everyday problems.
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Educação básica
Congruências e restos
Teoria dos números
Teoria dos conjuntos
Estudo de congruência
Educação básica
Didática
Problemas
Congruences
Basic education
Didactic
Problems
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Mestrado Profissional em Matemática
Citation: Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves. Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica. 2015. 77 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2015.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6481
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.