Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6509
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | O uso de investigações matemáticas na abordagem da semelhança de triângulos e aplicações |
Autor : | Cruz, Josinaldo dos Santos |
Fecha de publicación : | 31-ago-2015 |
Director(a): | Santos, Wagner Ferreira |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo compreender a import^ancia das investiga c~oes matem aticas no estudo da semelhan ca de tri^angulos e suas aplica c~oes. Levando em considera c~ao a import^ ancia das atividades investigativas para o ensino e a aprendizagem, este trabalho apresenta algumas de ni c~oes, aspectos e considera c~oes acerca desta metodologia de ensino. Falamos, tamb em, do papel do professor e dos poss veis obst aculos na realiza c~ao das tarefas investigativas. Para tanto, os dados foram coletados por meio da realiza c~ao de tr^es atividades investigativas em uma turma do 9 ano do Ensino Fundamental de um col egio da rede estadual de Sergipe. Os resultados apontam que a inser c~ao de atividades investigativas no cotidiano de sala de aula, em qualquer n vel de ensino, indica um melhor aprendizado do conte udo estudado. |
Resumen : | This study aims to understand the importance of mathematical investigations in the study of similar triangles and their applications. Considering the importance of research activities for teaching and learning, this paper presents some de nitions , aspects and considerations of this teaching methodology . We speak also of the teacher's role and possible obstacles in carrying out investigative tasks. To this end, data was collected through the implementation of three investigative activities in a class of 9th grade of elementary school of a college of the state of Sergipe. The results show that the inclusion of research activities in the classroom everyday , at any level of education , indicates a better learning of the content studied. |
Palabras clave : | Matemática Investigações matemáticas Semelhança de triângulos Ensino e aprendizagem Mathematical Research Similar Triangles Teaching and learning |
Área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
PaÍs: | Brasil |
Institución / Editorial : | Universidade Federal de Sergipe |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Mestrado Profissional em Matemática |
Citación : | Cruz, Josinaldo dos Santos. O uso de investigações matemáticas na abordagem da semelhança de triângulos e aplicações. 2015. 67 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2015. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6509 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSINALDO_SANTOS_CRUZ.pdf | 29,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.