Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6509
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | O uso de investigações matemáticas na abordagem da semelhança de triângulos e aplicações |
Autor(es): | Cruz, Josinaldo dos Santos |
Data do documento: | 31-Ago-2015 |
Orientador: | Santos, Wagner Ferreira |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender a import^ancia das investiga c~oes matem aticas no estudo da semelhan ca de tri^angulos e suas aplica c~oes. Levando em considera c~ao a import^ ancia das atividades investigativas para o ensino e a aprendizagem, este trabalho apresenta algumas de ni c~oes, aspectos e considera c~oes acerca desta metodologia de ensino. Falamos, tamb em, do papel do professor e dos poss veis obst aculos na realiza c~ao das tarefas investigativas. Para tanto, os dados foram coletados por meio da realiza c~ao de tr^es atividades investigativas em uma turma do 9 ano do Ensino Fundamental de um col egio da rede estadual de Sergipe. Os resultados apontam que a inser c~ao de atividades investigativas no cotidiano de sala de aula, em qualquer n vel de ensino, indica um melhor aprendizado do conte udo estudado. |
Abstract: | This study aims to understand the importance of mathematical investigations in the study of similar triangles and their applications. Considering the importance of research activities for teaching and learning, this paper presents some de nitions , aspects and considerations of this teaching methodology . We speak also of the teacher's role and possible obstacles in carrying out investigative tasks. To this end, data was collected through the implementation of three investigative activities in a class of 9th grade of elementary school of a college of the state of Sergipe. The results show that the inclusion of research activities in the classroom everyday , at any level of education , indicates a better learning of the content studied. |
Palavras-chave: | Matemática Investigações matemáticas Semelhança de triângulos Ensino e aprendizagem Mathematical Research Similar Triangles Teaching and learning |
área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Mestrado Profissional em Matemática |
Citação: | Cruz, Josinaldo dos Santos. O uso de investigações matemáticas na abordagem da semelhança de triângulos e aplicações. 2015. 67 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6509 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSINALDO_SANTOS_CRUZ.pdf | 29,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.