Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/675
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Aspectos epistêmicos das estratégias enunciativas em uma sala de aula de Química
Autor : Silva, Adjane da Costa Tourinho e
Mortimer, Eduardo Fleury
Fecha de publicación : jul-2008
Resumen : Este trabalho apresenta uma análise do movimento epistêmico articulado por uma professora de Química em interação com os alunos, em diferentes tipos de aulas de uma sequência de 18 aulas da unidade temática Termoquímica. A análise considera como o conhecimento é configurado ao longo das interações até se constituir nos enunciados de claros acabamentos temáticos ao final de segmentos específicos do discurso da sala de aula - as seqüências discursivas ou os episódios. O trabalho considera ainda como esse movimento pode constituir-se de forma tal que favoreça o compartilhamento do discurso pelos alunos. A análise foi desenvolvida considerando a dimensão epistêmica da ferramenta analítica proposta por Mortimer et al (2007), a qual se constitui de 3 conjuntos de categorias: níveis de referencialidade, modelagem e operações epistêmicas.
Palabras clave : Ensino de ciências
Ensino de química
Enunciados
Professores
Educação
Institución / Editorial : Sociedade Brasileira de Química
Citación : SILVA, A. C. T.; MORTIMER, E. F. Aspectos epistêmicos das estratégias enunciativas em uma sala de aula de química. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14., 2008, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: SBQ, 2008. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0879-1.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008. v. 1. p. 1-12.
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/675
Aparece en las colecciones: CODAP - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AspectosEstratégiasEnunciativas.pdf45,4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.