Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/675
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Aspectos epistêmicos das estratégias enunciativas em uma sala de aula de Química
Autor(es): Silva, Adjane da Costa Tourinho e
Mortimer, Eduardo Fleury
Data do documento: Jul-2008
Abstract: Este trabalho apresenta uma análise do movimento epistêmico articulado por uma professora de Química em interação com os alunos, em diferentes tipos de aulas de uma sequência de 18 aulas da unidade temática Termoquímica. A análise considera como o conhecimento é configurado ao longo das interações até se constituir nos enunciados de claros acabamentos temáticos ao final de segmentos específicos do discurso da sala de aula - as seqüências discursivas ou os episódios. O trabalho considera ainda como esse movimento pode constituir-se de forma tal que favoreça o compartilhamento do discurso pelos alunos. A análise foi desenvolvida considerando a dimensão epistêmica da ferramenta analítica proposta por Mortimer et al (2007), a qual se constitui de 3 conjuntos de categorias: níveis de referencialidade, modelagem e operações epistêmicas.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Ensino de química
Enunciados
Professores
Educação
Instituição/Editora: Sociedade Brasileira de Química
Citação: SILVA, A. C. T.; MORTIMER, E. F. Aspectos epistêmicos das estratégias enunciativas em uma sala de aula de química. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14., 2008, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: SBQ, 2008. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0879-1.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008. v. 1. p. 1-12.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/675
Aparece nas coleções:CODAP - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AspectosEstratégiasEnunciativas.pdf45,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.