Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/675
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Aspectos epistêmicos das estratégias enunciativas em uma sala de aula de Química
Authors: Silva, Adjane da Costa Tourinho e
Mortimer, Eduardo Fleury
Issue Date: Jul-2008
Abstract: Este trabalho apresenta uma análise do movimento epistêmico articulado por uma professora de Química em interação com os alunos, em diferentes tipos de aulas de uma sequência de 18 aulas da unidade temática Termoquímica. A análise considera como o conhecimento é configurado ao longo das interações até se constituir nos enunciados de claros acabamentos temáticos ao final de segmentos específicos do discurso da sala de aula - as seqüências discursivas ou os episódios. O trabalho considera ainda como esse movimento pode constituir-se de forma tal que favoreça o compartilhamento do discurso pelos alunos. A análise foi desenvolvida considerando a dimensão epistêmica da ferramenta analítica proposta por Mortimer et al (2007), a qual se constitui de 3 conjuntos de categorias: níveis de referencialidade, modelagem e operações epistêmicas.
Keywords: Ensino de ciências
Ensino de química
Enunciados
Professores
Educação
Publisher / Institution : Sociedade Brasileira de Química
Citation: SILVA, A. C. T.; MORTIMER, E. F. Aspectos epistêmicos das estratégias enunciativas em uma sala de aula de química. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14., 2008, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: SBQ, 2008. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0879-1.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008. v. 1. p. 1-12.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/675
Appears in Collections:CODAP - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AspectosEstratégiasEnunciativas.pdf45,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.