Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6814
Document Type: Monografia
Title: Biblioteca escolar do Colégio Estadual Armindo Guaraná : a influência da ativação experimental de seus recursos informacionais no cotidiano escolar e na formação de leitores
Authors: Menezes, Ednaene de
Issue Date: 25-Feb-2014
Advisor: Bari, Valéria Aparecida
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar a influência da Biblioteca Escolar como fonte de recursos informacionais no ensino básico. Como ambiente social de observação do fenômeno estudado, foi selecionada a Escola Estadual Armindo Guaraná, localizada no município de São Cristovão-SE. A pesquisa foi desenvolvia sob a metodologia pesquisa-ação, de abordagem antropológica. A intervenção no ambiente social observado foi executada em três etapas distintas, no período de 90 dias. Na primeira fase, foi organizada e ativa a Biblioteca Escolar de um estabelecimento escolar público. Em seguida, foram iniciados os serviços bibliotecários básicos e observado o comportamento informacional de alunos, professores e comunidade escolar. O grupo de foco especialmente observado foi formado por três turmas de alunos do sexto-ano, período matutino. Os comportamentos observados foram registrados num diário, para posterior análise, mediante o referencial teórico previamente pesquisado. Como resultado da observação, foi apresentada nesse trabalho uma peça-chave para a mediação de leitura escolar e de lazer neste ambiente social observado, que é o professor, por ser ele o maior incentivador do hábito da leitura em seus alunos. O especialista ideal para desenvolver o trabalho profissional neste ambiente, junto aos professores, é o da área da Ciência da Informação, é destacado neste trabalho e está intimamente envolvido no processo. O problema no desenvolvimento desta parceria é a visão distorcida do professor em relação ao bibliotecário, pois a Biblioteconomia e Documentação é campo de trabalho especializado, tanto quanto a Educação, mas ambos têm sido desenvolvidos de forma leiga e amadorística no Brasil, gerando imagens profissionais empobrecidas.
Keywords: Biblioteca escolar
Biblioteca escolar
Colégio Estadual Armindo Guaraná (São Cristóvão, SE)
Formação de leitor
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial
Citation: MENEZES, Ednaene de. Biblioteca escolar do Colégio Estadual Armindo Guaraná : a influência da ativação experimental de seus recursos informacionais no cotidiano escolar e na formação de leitores. 2014. 1 CD-ROM Monografia (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Núcleo de Ciência da Informação, Centro de Ciências e Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2014.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6814
Appears in Collections:Ciência da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ednaene de Menezes.pdf3,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.