Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6814
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Biblioteca escolar do Colégio Estadual Armindo Guaraná : a influência da ativação experimental de seus recursos informacionais no cotidiano escolar e na formação de leitores |
Autor(es): | Menezes, Ednaene de |
Data do documento: | 25-Fev-2014 |
Orientador: | Bari, Valéria Aparecida |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar a influência da Biblioteca Escolar como fonte de recursos informacionais no ensino básico. Como ambiente social de observação do fenômeno estudado, foi selecionada a Escola Estadual Armindo Guaraná, localizada no município de São Cristovão-SE. A pesquisa foi desenvolvia sob a metodologia pesquisa-ação, de abordagem antropológica. A intervenção no ambiente social observado foi executada em três etapas distintas, no período de 90 dias. Na primeira fase, foi organizada e ativa a Biblioteca Escolar de um estabelecimento escolar público. Em seguida, foram iniciados os serviços bibliotecários básicos e observado o comportamento informacional de alunos, professores e comunidade escolar. O grupo de foco especialmente observado foi formado por três turmas de alunos do sexto-ano, período matutino. Os comportamentos observados foram registrados num diário, para posterior análise, mediante o referencial teórico previamente pesquisado. Como resultado da observação, foi apresentada nesse trabalho uma peça-chave para a mediação de leitura escolar e de lazer neste ambiente social observado, que é o professor, por ser ele o maior incentivador do hábito da leitura em seus alunos. O especialista ideal para desenvolver o trabalho profissional neste ambiente, junto aos professores, é o da área da Ciência da Informação, é destacado neste trabalho e está intimamente envolvido no processo. O problema no desenvolvimento desta parceria é a visão distorcida do professor em relação ao bibliotecário, pois a Biblioteconomia e Documentação é campo de trabalho especializado, tanto quanto a Educação, mas ambos têm sido desenvolvidos de forma leiga e amadorística no Brasil, gerando imagens profissionais empobrecidas. |
Palavras-chave: | Biblioteca escolar Biblioteca escolar Colégio Estadual Armindo Guaraná (São Cristóvão, SE) Formação de leitor |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial |
Citação: | MENEZES, Ednaene de. Biblioteca escolar do Colégio Estadual Armindo Guaraná : a influência da ativação experimental de seus recursos informacionais no cotidiano escolar e na formação de leitores. 2014. 1 CD-ROM Monografia (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Núcleo de Ciência da Informação, Centro de Ciências e Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2014. |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6814 |
Aparece nas coleções: | Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ednaene de Menezes.pdf | 3,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.