Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/682
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Elaborando o conceito de substância química: uma análise das interações discursivas e suas relações com o engajamento dos estudantes em uma sala de aula de ciências
Autor : Silva, Adjane da Costa Tourinho e
Vinha, Daniella
Trindade, Dayane dos Santos
Fecha de publicación : sep-2010
Resumen : Este trabalho apresenta uma análise das interações discursivas verificadas em uma sala de aula de ciências do 9º ano do ensino fundamental, durante uma sequência de 4 aulas em que foi desenvolvida uma concepção científica de substância química, articulada à definição de Química. A análise focaliza as ações da professora-suas estratégias enunciativas e as discussões desenvolvidas por um grupo de alunos entre si e com a professora, buscando verificar como tais ações favorecem o engajamento dos alunos nas atividades propostas e a consequente evolução conceitual. A metodologia envolveu a aplicação das categorias analíticas que compõem a dimensão da interatividade da ferramenta analítica proposta por Mortimer e col (2007), aos dados de sala de aula registrados em vídeo, por meio de um software desenvolvido pelo IPN-Kiel, o Videograph®._____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This work presents an analysis of the discursive interactions verified in a 9th grade classroom during a sequence of 4 lessons, where was developed a substance scientific conception, which was articulated to Chemistry definition. The analysis focuses the actions of the teacher - her enunciative strategies- and the discussions developed by a student group both among themselves as well as with the teacher, aiming to understand how these actions benefits the engagement of the students in proposed activities and the consequent conceptual evolution. The used methodology employed the analytical categories that comprise the interactive dimension of analytical framework proposed by Mortimer at al (2007). These categories were applied to video recorded classroom data using software developed by IPNKiel, the Videograph®.
Palabras clave : Ensino de ciências
Ensino de química
Professores
Alunos
Enunciados
ISSN : 1982-3657
Citación : SILVA, A. C. T.; Vinha, D.; TRINDADE, D. S. Elaborando o conceito de substância química: uma análise das interações discursivas e suas relações com o engajamento dos estudantes em uma sala de aula de ciências. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2010. Disponível em: <www.educonufs.com.br/ivcoloquio/cdcoloquio/eixo_05/E5-00a.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2013.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/682
Aparece en las colecciones: CODAP - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ElaborandoConceitoSubstancia.pdf816,09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.