Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/682
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Elaborando o conceito de substância química: uma análise das interações discursivas e suas relações com o engajamento dos estudantes em uma sala de aula de ciências |
Autor(es): | Silva, Adjane da Costa Tourinho e Vinha, Daniella Trindade, Dayane dos Santos |
Data do documento: | Set-2010 |
Abstract: | Este trabalho apresenta uma análise das interações discursivas verificadas em uma sala de aula de ciências do 9º ano do ensino fundamental, durante uma sequência de 4 aulas em que foi desenvolvida uma concepção científica de substância química, articulada à definição de Química. A análise focaliza as ações da professora-suas estratégias enunciativas e as discussões desenvolvidas por um grupo de alunos entre si e com a professora, buscando verificar como tais ações favorecem o engajamento dos alunos nas atividades propostas e a consequente evolução conceitual. A metodologia envolveu a aplicação das categorias analíticas que compõem a dimensão da interatividade da ferramenta analítica proposta por Mortimer e col (2007), aos dados de sala de aula registrados em vídeo, por meio de um software desenvolvido pelo IPN-Kiel, o Videograph®._____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This work presents an analysis of the discursive interactions verified in a 9th grade classroom during a sequence of 4 lessons, where was developed a substance scientific conception, which was articulated to Chemistry definition. The analysis focuses the actions of the teacher - her enunciative strategies- and the discussions developed by a student group both among themselves as well as with the teacher, aiming to understand how these actions benefits the engagement of the students in proposed activities and the consequent conceptual evolution. The used methodology employed the analytical categories that comprise the interactive dimension of analytical framework proposed by Mortimer at al (2007). These categories were applied to video recorded classroom data using software developed by IPNKiel, the Videograph®. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Ensino de química Professores Alunos Enunciados |
ISSN: | 1982-3657 |
Citação: | SILVA, A. C. T.; Vinha, D.; TRINDADE, D. S. Elaborando o conceito de substância química: uma análise das interações discursivas e suas relações com o engajamento dos estudantes em uma sala de aula de ciências. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2010. Disponível em: <www.educonufs.com.br/ivcoloquio/cdcoloquio/eixo_05/E5-00a.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2013. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/682 |
Aparece nas coleções: | CODAP - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ElaborandoConceitoSubstancia.pdf | 816,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.