Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7261
Document Type: Monografia
Title: Fábulas na sala de aula : uma proposta de mediação de leitura
Authors: Costa, Cleverton Souza
Issue Date: 23-Feb-2015
Advisor: Viana, Beto
Resumo : Este trabalho visa contribuir para a inserção dos alunos em práticas de leitura, a fim de fomentar a formação de sujeitos – leitores envolvidos em práticas sociais e comunicativas essenciais à compreensão do texto numa perspectiva sócio – histórica. Para isso, propomos uma estratégia de mediação da leitura do gênero fábula a partir do diálogo com os seguintes teóricos: Bakhtin (1997), Coelho (2000), Cosson (2011), Leffa (1996), Marcuschi (2008), Piaget (1994) e Vigotsky (1987), entre outros. Através da análise do questionário e da revisão bibliográfica, este trabalho demonstra a importância de gêneros como a fábula no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, e propõe sua utilização como ferramenta para a prática pedagógica de leitura.
Keywords: Fábulas
Mediação de leitura
Práticas de leitura
Ensino fundamental
Estilo literário
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citation: COSTA, Cleverton Souza. Fábulas na sala de aula : uma proposta de mediação de leitura. 2015. 43 f. Monografia (Graduação em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7261
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cleverton_Souza_Costa.pdf368,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.