Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8109
Document Type: | Trabalhos em Eventos |
Title: | Práticas pedagógicas e avaliação do processo de ensino-aprendizagem: o papel dos programas de apoio acadêmico e das tecnologias educacionais |
Authors: | Melo, Felipe Guilherme Santos Júnior, Robério Satyro dos Santos Júnior, Arnaldo dos |
Issue Date: | Feb-2014 |
Resumo : | O crescente desenvolvimento das tecnologias educacionais direciona o surgimento de novas tendências e propostas pedagógicas. Nessa visão, considerando que há 28 anos o setor público brasileiro vem desenvolvendo iniciativas no que concerne ao estímulo quanto à utilização dessas ferramentas no âmbito educacional, percebe-se a necessidade de criar estratégias coerentes e plausíveis para colocar em prática uma educação atenta às necessidades intrínsecas aos cidadãos do século XXI. Igualmente, os programas de apoio universitário são fortes aliados à reformulação dos sistemas educacionais, tendo em vista que os mesmos aprimoram os cursos de graduação à medida que buscam auxiliar o desempenho acadêmico da comunidade discente, contribuindo para atenuar problemas inerentes ao ensino superior, como as altas taxas de retenção e evasão. Nessa perspectiva, este trabalho visa elucidar a importância do Programa Institucional de Monitorias e da utilização de tecnologias educacionais aplicados às metodologias de ensino dos cursos de engenharia. Para tal, apresentam-se algumas experiências educacionais vivenciadas durante a monitoria da disciplina cálculo numérico, nos cursos de engenharia da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão. A partir disso, percebe-se que as tecnologias didáticas, atreladas aos programas de apoio universitário, contribuem de forma significativa com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos; além de cooperar com a formação de profissionais conscientes quanto ao uso desses instrumentos, bem como o papel dos mesmos na sociedade atual. |
Keywords: | Educação Monitoria Tecnologias educacionais Engenharia |
ISSN: | 2447-0635 |
Is part of: | Anais do VI Simprod |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipe |
Institution: | DEPRO/UFS |
Citation: | MELO, F. G.; SANTOS JÚNIOR, R. S. dos; SANTOS JÚNIOR, A. dos. Práticas pedagógicas e avaliação do processo de ensino-aprendizagem: o papel dos programas de apoio acadêmico e das tecnologias educacionais. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 6., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2014, p. 265-274. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/17273>. Acesso em: 11 maio 2018. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8109 |
Appears in Collections: | Anais do VI SIMPROD (2014) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PraticasPedagogicasAvaliacao.pdf | 543,52 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.