Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8109
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Práticas pedagógicas e avaliação do processo de ensino-aprendizagem: o papel dos programas de apoio acadêmico e das tecnologias educacionais
Authors: Melo, Felipe Guilherme
Santos Júnior, Robério Satyro dos
Santos Júnior, Arnaldo dos
Issue Date: Feb-2014
Resumo : O crescente desenvolvimento das tecnologias educacionais direciona o surgimento de novas tendências e propostas pedagógicas. Nessa visão, considerando que há 28 anos o setor público brasileiro vem desenvolvendo iniciativas no que concerne ao estímulo quanto à utilização dessas ferramentas no âmbito educacional, percebe-se a necessidade de criar estratégias coerentes e plausíveis para colocar em prática uma educação atenta às necessidades intrínsecas aos cidadãos do século XXI. Igualmente, os programas de apoio universitário são fortes aliados à reformulação dos sistemas educacionais, tendo em vista que os mesmos aprimoram os cursos de graduação à medida que buscam auxiliar o desempenho acadêmico da comunidade discente, contribuindo para atenuar problemas inerentes ao ensino superior, como as altas taxas de retenção e evasão. Nessa perspectiva, este trabalho visa elucidar a importância do Programa Institucional de Monitorias e da utilização de tecnologias educacionais aplicados às metodologias de ensino dos cursos de engenharia. Para tal, apresentam-se algumas experiências educacionais vivenciadas durante a monitoria da disciplina cálculo numérico, nos cursos de engenharia da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão. A partir disso, percebe-se que as tecnologias didáticas, atreladas aos programas de apoio universitário, contribuem de forma significativa com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos; além de cooperar com a formação de profissionais conscientes quanto ao uso desses instrumentos, bem como o papel dos mesmos na sociedade atual.
Keywords: Educação
Monitoria
Tecnologias educacionais
Engenharia
ISSN: 2447-0635
Is part of: Anais do VI Simprod
Language: por
Publisher / Institution : Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipe
Institution: DEPRO/UFS
Citation: MELO, F. G.; SANTOS JÚNIOR, R. S. dos; SANTOS JÚNIOR, A. dos. Práticas pedagógicas e avaliação do processo de ensino-aprendizagem: o papel dos programas de apoio acadêmico e das tecnologias educacionais. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 6., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2014, p. 265-274. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/17273>. Acesso em: 11 maio 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8109
Appears in Collections:Anais do VI SIMPROD (2014)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PraticasPedagogicasAvaliacao.pdf543,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.