Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8109
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Práticas pedagógicas e avaliação do processo de ensino-aprendizagem: o papel dos programas de apoio acadêmico e das tecnologias educacionais |
Autor(es): | Melo, Felipe Guilherme Santos Júnior, Robério Satyro dos Santos Júnior, Arnaldo dos |
Data do documento: | Fev-2014 |
Resumo: | O crescente desenvolvimento das tecnologias educacionais direciona o surgimento de novas tendências e propostas pedagógicas. Nessa visão, considerando que há 28 anos o setor público brasileiro vem desenvolvendo iniciativas no que concerne ao estímulo quanto à utilização dessas ferramentas no âmbito educacional, percebe-se a necessidade de criar estratégias coerentes e plausíveis para colocar em prática uma educação atenta às necessidades intrínsecas aos cidadãos do século XXI. Igualmente, os programas de apoio universitário são fortes aliados à reformulação dos sistemas educacionais, tendo em vista que os mesmos aprimoram os cursos de graduação à medida que buscam auxiliar o desempenho acadêmico da comunidade discente, contribuindo para atenuar problemas inerentes ao ensino superior, como as altas taxas de retenção e evasão. Nessa perspectiva, este trabalho visa elucidar a importância do Programa Institucional de Monitorias e da utilização de tecnologias educacionais aplicados às metodologias de ensino dos cursos de engenharia. Para tal, apresentam-se algumas experiências educacionais vivenciadas durante a monitoria da disciplina cálculo numérico, nos cursos de engenharia da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão. A partir disso, percebe-se que as tecnologias didáticas, atreladas aos programas de apoio universitário, contribuem de forma significativa com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos; além de cooperar com a formação de profissionais conscientes quanto ao uso desses instrumentos, bem como o papel dos mesmos na sociedade atual. |
Palavras-chave: | Educação Monitoria Tecnologias educacionais Engenharia |
ISSN: | 2447-0635 |
Parte de : | Anais do VI Simprod |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | DEPRO/UFS |
Citação: | MELO, F. G.; SANTOS JÚNIOR, R. S. dos; SANTOS JÚNIOR, A. dos. Práticas pedagógicas e avaliação do processo de ensino-aprendizagem: o papel dos programas de apoio acadêmico e das tecnologias educacionais. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 6., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2014, p. 265-274. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/17273>. Acesso em: 11 maio 2018. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8109 |
Aparece nas coleções: | Anais do VI SIMPROD (2014) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PraticasPedagogicasAvaliacao.pdf | 543,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.