Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/813
Document Type: | Trabalhos em Eventos |
Title: | Fixadores coesivos no texto dos alunos do Colégio de Aplicação |
Authors: | Santos, Alfredo Bezerra dos |
Issue Date: | Sep-2010 |
Abstract: | Este trabalho aborda o texto na sua instância de produção. Apropria-se, contudo, mais precisamente das contribuições da Lingüística Textual do que da Análise do Discurso. Tem por objetivo verificar se há uma relação de proximidade entre a freqüência de uso de componentes coesivos, sejam eles de um processo de coesão referencial ou de coesão seqüencial, e a construção da coerência na produção escrita. Porém, levando-se em conta o texto que privilegia o emprego da função de linguagem referencial. Como corpus foram analisadas produções de textos dissertativos de alunos do Colégio de Aplicação da UFS da Universidade Federal de Sergipe. A contribuição da idéias de Koch, Fávero, Val e de outros analistas do fenômeno da textualidade orientou as discussões estabelecidas. No texto dissertativo, ao que parece, as partículas portadoras de capacidade de coesão não devem ser relegadas ao descrédito. |
Keywords: | Produção de texto Coesão textual Coerência textual Lingüística textual |
ISSN: | 1982-3657 |
Citation: | SANTOS, A. B. Fixadores coesivos no textos dos alunos do Colégio de Aplicação. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 4., 2010, Laranjeiras. Anais eletrônicos... Laranjeiras: Educon, 2010. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/ivcoloquio/cdcoloquio/eixo_02/e2-10.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2013. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/813 |
Appears in Collections: | CODAP - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FixadoresCoesivosTexto.pdf | 347,61 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.