Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8315
Tipo de Documento: Monografia
Título : A dança e a terapia assistida por cavalos no transtorno do espectro autista: ensaio clínico sequencial aleatório cego
Otros títulos : Dance and horse assisted therapy in autistic spectrum disorder: a randomized cross over clinical trial
Autor : Santos, Caroline Souza
Santos, Josefa Franciane dos
Fecha de publicación : 12-jun-2017
Director(a): Teixeira-Machado, Lavínia
Resumen: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por comprometimento da interação social, comunicação e comportamento. O estudo objetivou verificar a influência da Dança e da Terapia Assistida por Cavalos (TAC) em crianças com TEA. Trata-se de um ensaio clínico sequencial aleatório cego, com cinco participantes, alocados em três grupos de intervenção: Dança, TAC e Dança & TAC. Para avaliação da graduação do autismo, independência funcional, comunicação e participação social, utilizou-se Childhood Autism Rating Scale (CARS); Medida de Independência Funcional (MIF), e World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS) 2.0. Evidenciou-se diminuição da graduação do autismo (p<0,03); melhora na independência funcional (p<0,03), participação social (p<0,04), ajustes psicossociais (p<0,02) e comunicação (p<0,01). As intervenções influenciaram a independência e a relação interpessoal no TEA.
Resumen : Autism Spectrum Disorder (ASD) is caracterized by social interaction, communication and behavior commitments. The aim of the study was investigate the influence of dance, and Equine-Assisted Therapy (EAT) in children with ASD. It is a cross over clinical trial with five participants allocated in three groups: Dance, EAT, Dance & EAT. The following measures were used before and after the interventions: Functional Independence Measure (FIM), World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS) 2.0 version, and Childhood Autism Rating Scale (CARS). It was evidenced reduction in ASD graduation (p<0.03); increase in functional independence (p<0.03), social participation (p<0.04), psychosocial adjustments (p<0.02), and communication (p<0.01). The proposals contributed for independence and relationship in TEA.
Palabras clave : Autistas
Equitação
Uso terapêutico
Dança para deficientes
Fisioterapia
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Terapia Assistida por Cavalos
Dança
Autism Spectrum Disorder
Physiotherapy
Dance
Equine-Assisted Therapy
Idioma : por
Institución: UFS
Departamento: DFTL - Departamento de Fisioterapia Lagarto – Lagarto - Presencial
Citación : SANTOS, Caroline Souza; SANTOS, Josefa Franciane dos. A dança e a terapia assistida por cavalos no transtorno do espectro autista : ensaio clínico sequencial aleatório cego. 2017. 1 CD-ROM. Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2017.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8315
Aparece en las colecciones: Fisioterapia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAROLINE_SOUZA_SANTOS.pdf5,43 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.