Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8315
Tipo de Documento: Monografia
Título: A dança e a terapia assistida por cavalos no transtorno do espectro autista: ensaio clínico sequencial aleatório cego
Título(s) alternativo(s): Dance and horse assisted therapy in autistic spectrum disorder: a randomized cross over clinical trial
Autor(es): Santos, Caroline Souza
Santos, Josefa Franciane dos
Data do documento: 12-Jun-2017
Orientador: Teixeira-Machado, Lavínia
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por comprometimento da interação social, comunicação e comportamento. O estudo objetivou verificar a influência da Dança e da Terapia Assistida por Cavalos (TAC) em crianças com TEA. Trata-se de um ensaio clínico sequencial aleatório cego, com cinco participantes, alocados em três grupos de intervenção: Dança, TAC e Dança & TAC. Para avaliação da graduação do autismo, independência funcional, comunicação e participação social, utilizou-se Childhood Autism Rating Scale (CARS); Medida de Independência Funcional (MIF), e World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS) 2.0. Evidenciou-se diminuição da graduação do autismo (p<0,03); melhora na independência funcional (p<0,03), participação social (p<0,04), ajustes psicossociais (p<0,02) e comunicação (p<0,01). As intervenções influenciaram a independência e a relação interpessoal no TEA.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is caracterized by social interaction, communication and behavior commitments. The aim of the study was investigate the influence of dance, and Equine-Assisted Therapy (EAT) in children with ASD. It is a cross over clinical trial with five participants allocated in three groups: Dance, EAT, Dance & EAT. The following measures were used before and after the interventions: Functional Independence Measure (FIM), World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS) 2.0 version, and Childhood Autism Rating Scale (CARS). It was evidenced reduction in ASD graduation (p<0.03); increase in functional independence (p<0.03), social participation (p<0.04), psychosocial adjustments (p<0.02), and communication (p<0.01). The proposals contributed for independence and relationship in TEA.
Palavras-chave: Autistas
Equitação
Uso terapêutico
Dança para deficientes
Fisioterapia
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Terapia Assistida por Cavalos
Dança
Autism Spectrum Disorder
Physiotherapy
Dance
Equine-Assisted Therapy
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Departamento: DFTL - Departamento de Fisioterapia Lagarto – Lagarto - Presencial
Citação: SANTOS, Caroline Souza; SANTOS, Josefa Franciane dos. A dança e a terapia assistida por cavalos no transtorno do espectro autista : ensaio clínico sequencial aleatório cego. 2017. 1 CD-ROM. Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8315
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINE_SOUZA_SANTOS.pdf5,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.