Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8315
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | A dança e a terapia assistida por cavalos no transtorno do espectro autista: ensaio clínico sequencial aleatório cego |
Título(s) alternativo(s): | Dance and horse assisted therapy in autistic spectrum disorder: a randomized cross over clinical trial |
Autor(es): | Santos, Caroline Souza Santos, Josefa Franciane dos |
Data do documento: | 12-Jun-2017 |
Orientador: | Teixeira-Machado, Lavínia |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por comprometimento da interação social, comunicação e comportamento. O estudo objetivou verificar a influência da Dança e da Terapia Assistida por Cavalos (TAC) em crianças com TEA. Trata-se de um ensaio clínico sequencial aleatório cego, com cinco participantes, alocados em três grupos de intervenção: Dança, TAC e Dança & TAC. Para avaliação da graduação do autismo, independência funcional, comunicação e participação social, utilizou-se Childhood Autism Rating Scale (CARS); Medida de Independência Funcional (MIF), e World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS) 2.0. Evidenciou-se diminuição da graduação do autismo (p<0,03); melhora na independência funcional (p<0,03), participação social (p<0,04), ajustes psicossociais (p<0,02) e comunicação (p<0,01). As intervenções influenciaram a independência e a relação interpessoal no TEA. |
Abstract: | Autism Spectrum Disorder (ASD) is caracterized by social interaction, communication and behavior commitments. The aim of the study was investigate the influence of dance, and Equine-Assisted Therapy (EAT) in children with ASD. It is a cross over clinical trial with five participants allocated in three groups: Dance, EAT, Dance & EAT. The following measures were used before and after the interventions: Functional Independence Measure (FIM), World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS) 2.0 version, and Childhood Autism Rating Scale (CARS). It was evidenced reduction in ASD graduation (p<0.03); increase in functional independence (p<0.03), social participation (p<0.04), psychosocial adjustments (p<0.02), and communication (p<0.01). The proposals contributed for independence and relationship in TEA. |
Palavras-chave: | Autistas Equitação Uso terapêutico Dança para deficientes Fisioterapia Transtorno do Espectro Autista (TEA) Terapia Assistida por Cavalos Dança Autism Spectrum Disorder Physiotherapy Dance Equine-Assisted Therapy |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Departamento: | DFTL - Departamento de Fisioterapia Lagarto – Lagarto - Presencial |
Citação: | SANTOS, Caroline Souza; SANTOS, Josefa Franciane dos. A dança e a terapia assistida por cavalos no transtorno do espectro autista : ensaio clínico sequencial aleatório cego. 2017. 1 CD-ROM. Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2017. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8315 |
Aparece nas coleções: | Fisioterapia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAROLINE_SOUZA_SANTOS.pdf | 5,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.