Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8749
Document Type: | Artigo |
Title: | Práticas de ensino em ciências e biologia: um estudo com docentes das escolas estaduais de Lagarto/Sergipe |
Authors: | Jesus, Rudvan Cicotti Alves de Soares, Claudevan Alfred Briso Nascimento, Marilene Batista da Cruz |
Issue Date: | Mar-2016 |
Resumo : | Este artigo tem como objetivos identificar os significados e as peculiaridades das práticas de ensino dos professores de Ciências Biológicas das escolas da rede estadual da cidade de Lagarto/Sergipe, no primeiro semestre de 2015; descrever as relações teórico-metodológicas da prática docente desses profissionais, bem como suas implicações para a aprendizagem do estudante. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir do método dialético. Os dados coletados via questionário foram trabalhados à luz da análise textual discursiva. Esse tipo de análise representa um conjunto de técnicas que propicia a apreciação das comunicações visando à obtenção de indicadores qualitativos que permitem descrever as relações teórico- -metodológicas do trabalho do professor e do aprender do aluno. Esta investigação partiu de conceitos relevantes relacionados à inter-relação entre a teoria e a prática no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a pesquisa faz uma abordagem acerca dos pressupostos teórico-metodológicos que norteiam o fazer reflexivo dos professores pesquisados. Concluiu-se, assim, que os professores valorizam as práticas de ensino interativas, adotando o princípio da teoria e, posterior, prática. Evidenciou- -se a necessidade de laboratórios de Ciências e Informática com vistas a contribuir com o aprendizado dos alunos. Por fim, as concepções teórico-metodológicas dessoaram de algumas práticas utilizadas no fazer docente. |
Abstract: | This article aims to identify the meanings and the peculiarities of the teaching practices of Biological Sciences teachers of the state schools in Lagarto/Sergipe, in the first semester of 2015; describe the theoretical and methodological relations of the teaching practice of these professionals, as well as their implications for student learning. It is a qualitative research developed from the dialectical method. The collected data through questionnaire was worked in the light of textual discursive analysis. This type of analysis represents a set of techniques that provides the communications appreciation with the objective of get the qualitative indicators that allow to describe the theoretical and methodological relations of the teacher’s work and learning. Moreover, the research does an approach about the theoretical and methodological assumptions that guide the reflexive do of the teachers researched. It was concluded, thereby, that the teachers value the interactive teaching practices, adopting the principle of theory and later practice. It highlighted the need of Sciences’ and Computer’s laboratories in order to contribute to student learning. Finally, the theoretical and methodological conceptions disagreed of some practices used in teaching practice. |
Keywords: | Práticas de ensino Ciências biológicas Professores Aprendizagem Teaching practices Biological sciences Teachers Learning |
ISSN: | 2316-3143 |
Is part of: | Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Universidade Tiradentes (UNIT) |
Citation: | JESUS, R. C. A. de; SOARES, C. A. B.; NASCIMENTO, M. B. da C. Práticas de ensino em ciências e biologia: um estudo com docentes das escolas estaduais de Lagarto/Sergipe. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 3, n. 2, p. 137-160, mar. 2016. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/view/2419>. Acesso em: 23 ago. 2018. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8749 |
Appears in Collections: | DEDI - Artigos de periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoCienciasBiologiaLagarto.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.