Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8749
Tipo de Documento: Artigo
Título : Práticas de ensino em ciências e biologia: um estudo com docentes das escolas estaduais de Lagarto/Sergipe
Autor : Jesus, Rudvan Cicotti Alves de
Soares, Claudevan Alfred Briso
Nascimento, Marilene Batista da Cruz
Fecha de publicación : mar-2016
Resumen: Este artigo tem como objetivos identificar os significados e as peculiaridades das práticas de ensino dos professores de Ciências Biológicas das escolas da rede estadual da cidade de Lagarto/Sergipe, no primeiro semestre de 2015; descrever as relações teórico-metodológicas da prática docente desses profissionais, bem como suas implicações para a aprendizagem do estudante. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir do método dialético. Os dados coletados via questionário foram trabalhados à luz da análise textual discursiva. Esse tipo de análise representa um conjunto de técnicas que propicia a apreciação das comunicações visando à obtenção de indicadores qualitativos que permitem descrever as relações teórico- -metodológicas do trabalho do professor e do aprender do aluno. Esta investigação partiu de conceitos relevantes relacionados à inter-relação entre a teoria e a prática no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a pesquisa faz uma abordagem acerca dos pressupostos teórico-metodológicos que norteiam o fazer reflexivo dos professores pesquisados. Concluiu-se, assim, que os professores valorizam as práticas de ensino interativas, adotando o princípio da teoria e, posterior, prática. Evidenciou- -se a necessidade de laboratórios de Ciências e Informática com vistas a contribuir com o aprendizado dos alunos. Por fim, as concepções teórico-metodológicas dessoaram de algumas práticas utilizadas no fazer docente.
Resumen : This article aims to identify the meanings and the peculiarities of the teaching practices of Biological Sciences teachers of the state schools in Lagarto/Sergipe, in the first semester of 2015; describe the theoretical and methodological relations of the teaching practice of these professionals, as well as their implications for student learning. It is a qualitative research developed from the dialectical method. The collected data through questionnaire was worked in the light of textual discursive analysis. This type of analysis represents a set of techniques that provides the communications appreciation with the objective of get the qualitative indicators that allow to describe the theoretical and methodological relations of the teacher’s work and learning. Moreover, the research does an approach about the theoretical and methodological assumptions that guide the reflexive do of the teachers researched. It was concluded, thereby, that the teachers value the interactive teaching practices, adopting the principle of theory and later practice. It highlighted the need of Sciences’ and Computer’s laboratories in order to contribute to student learning. Finally, the theoretical and methodological conceptions disagreed of some practices used in teaching practice.
Palabras clave : Práticas de ensino
Ciências biológicas
Professores
Aprendizagem
Teaching practices
Biological sciences
Teachers
Learning
ISSN : 2316-3143
Es parte de: Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais
Idioma : por
Institución / Editorial : Universidade Tiradentes (UNIT)
Citación : JESUS, R. C. A. de; SOARES, C. A. B.; NASCIMENTO, M. B. da C. Práticas de ensino em ciências e biologia: um estudo com docentes das escolas estaduais de Lagarto/Sergipe. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 3, n. 2, p. 137-160, mar. 2016. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/view/2419>. Acesso em: 23 ago. 2018.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8749
Aparece en las colecciones: DEDI - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EnsinoCienciasBiologiaLagarto.pdf1,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.