Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8750
Document Type: Artigo
Title: Conceitos e dimensões da iniciação científica na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Other Titles: Concepts and scientific initiation dimensions in base data from the Higher Education Personnel Improvement Coordination
Conceptos y dimensiones de iniciación científica de la base de Los datos de la Coordinación de Desarrollo Personal a Nivel Superior
Authors: Nascimento, Marilene Batista da Cruz
Ferreira, Simone de Lucena
Issue Date: Aug-2016
Resumo : Este estudo tem como objetivos apresentar a abrangência e os significados da iniciação científica nas publicações do banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com vistas a compreender as tendências e as inter-relações entre iniciação científica e formação na educação superior. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que visa corroborar para a delimitação, organização e análise de uma determinada área, sendo possível, inclusive, estabelecer rupturas sociais. Os resultados indicam produções significativas e revelam uma predominância de temas ligados à formação científica, acadêmica e profissional, englobando as teorias que sustentam os processos de ensino e aprendizagem.
Abstract: This study aims to present the scope and significance of scientific research in the publications of theses and dissertations bank of Higher Education Personnel Improvement Coordination (Capes) in order to understand the trends and the interrelationships between scientific research and formation in education higher. This is a survey of the type state of knowledge that seeks to support for the definition, organization and analysis of a particular area, and you can even establish social disruption. The results indicate significant and reveal a predominance of issues related to the scientific, academic and vocational training, covering the theories that support the teaching and learning processes.________________________________________________________________________________________________________________________________
Este estudio tiene como objetivo presentar el alcance y los significados de la iniciacióncientífica en las publicaciones del banco de tesis y disertaciones de la Coordinación de Desarrollo Personal a nivelSuperior (Capes) con el fin de comprender las tendencias y las interrelaciones entre la iniciación científica y la formación en la educación superior. Esta es una investigación del estado del arteque tiene como objetivo apoyar a la delimitación, organización y análisis de un área en particular, e incluso se puede establecer rupturas sociales. Los resultados indican producciones significativas y revelan un predominio de las cuestiones relacionadas con la formación científica, académica y profesional, abarcando las teorías que apoyan los procesos de enseñanza y aprendizaje.
Keywords: Iniciação científica
Conceitos e dimensões
Estado do conhecimento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Scientific initiation
Concepts and dimensions
State of knowledge
Iniciación científica
Conceptos y dimensiones
Estado del arte
ISSN: 2176-171X
Is part of: Revista EDaPECI
Language: por
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Citation: NASCIMENTO, M. B. da C.; FERREIRA, S. de L. Conceitos e dimensões da iniciação científica na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 16, n. 2, p. 268-281, maio/ago. 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/5563>. Acesso em: 23 ago. 2018.
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8750
Appears in Collections:DEDI - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConceitosIniciacaoCientifica.pdf679,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.