Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8750
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Conceitos e dimensões da iniciação científica na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Título(s) alternativo(s): | Concepts and scientific initiation dimensions in base data from the Higher Education Personnel Improvement Coordination Conceptos y dimensiones de iniciación científica de la base de Los datos de la Coordinación de Desarrollo Personal a Nivel Superior |
Autor(es): | Nascimento, Marilene Batista da Cruz Ferreira, Simone de Lucena |
Data do documento: | Ago-2016 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivos apresentar a abrangência e os significados da iniciação científica nas publicações do banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com vistas a compreender as tendências e as inter-relações entre iniciação científica e formação na educação superior. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que visa corroborar para a delimitação, organização e análise de uma determinada área, sendo possível, inclusive, estabelecer rupturas sociais. Os resultados indicam produções significativas e revelam uma predominância de temas ligados à formação científica, acadêmica e profissional, englobando as teorias que sustentam os processos de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | This study aims to present the scope and significance of scientific research in the publications of theses
and dissertations bank of Higher Education Personnel Improvement Coordination (Capes) in order to understand
the trends and the interrelationships between scientific research and formation in education higher. This is a survey
of the type state of knowledge that seeks to support for the definition, organization and analysis of a particular
area, and you can even establish social disruption. The results indicate significant and reveal a predominance of
issues related to the scientific, academic and vocational training, covering the theories that support the teaching
and learning processes.________________________________________________________________________________________________________________________________ Este estudio tiene como objetivo presentar el alcance y los significados de la iniciacióncientífica en las publicaciones del banco de tesis y disertaciones de la Coordinación de Desarrollo Personal a nivelSuperior (Capes) con el fin de comprender las tendencias y las interrelaciones entre la iniciación científica y la formación en la educación superior. Esta es una investigación del estado del arteque tiene como objetivo apoyar a la delimitación, organización y análisis de un área en particular, e incluso se puede establecer rupturas sociales. Los resultados indican producciones significativas y revelan un predominio de las cuestiones relacionadas con la formación científica, académica y profesional, abarcando las teorías que apoyan los procesos de enseñanza y aprendizaje. |
Palavras-chave: | Iniciação científica Conceitos e dimensões Estado do conhecimento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Scientific initiation Concepts and dimensions State of knowledge Iniciación científica Conceptos y dimensiones Estado del arte |
ISSN: | 2176-171X |
Parte de : | Revista EDaPECI |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Citação: | NASCIMENTO, M. B. da C.; FERREIRA, S. de L. Conceitos e dimensões da iniciação científica na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 16, n. 2, p. 268-281, maio/ago. 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/5563>. Acesso em: 23 ago. 2018. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8750 |
Aparece nas coleções: | DEDI - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConceitosIniciacaoCientifica.pdf | 679,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.