Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8856
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Ensino e aprendizagem de ciências e biologia: estado do conhecimento na perspectiva da educação básica (2011-2012)
Authors: Santos, Nazaré Inácia Dias
Ramos, Karolline Silva Boaventura
Nascimento, Marilene Batista da Cruz
Issue Date: May-2016
Resumo : Este artigo tem por objetivo discutir as inter-relações entre o ensino e a aprendizagem de Ciências e Biologia a partir das produções da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes) no período de 2011-2012, com vistas à identificação dos significados e da abrangência teóricometodológica. Trata-se de uma pesquisa teórica, denominada estado do conhecimento, que contribui para a constituição do campo conceitual da área com novas informações e dados sobre o que se tem publicado na pós-graduação stricto sensu no Brasil. Para tanto, realizou-se um levantamento por meio da leitura flutuante dos títulos e dos resumos das teses e dissertações publicadas no período mencionado. Os resultados foram trabalhados à luz da análise textual discursiva que se fundamenta no processo de desconstrução dos resumos por meio da unitarização, da categorização e da interpretação. No processo da análise emergiram as categorias ensino e aprendizagem; conhecimento científico. Concluiu-se que os trabalhos apresentam enfoques voltados à prática do professor com descrições de material didático, metodologias de aulas e indicadores de aprendizagem. Também valorizam a apropriação ressignificada dos fundamentos da Ciência e da Biologia na educação básica, com vistas à superação da ideia de que essas disciplinas sejam meramente conteudistas.
Abstract: This article aims to discuss the interrelationships between the teaching and learning of Science and Biology from the production of Higher Education Training Coordination (Capes) in the 2011-2012 period, in order to identify the meanings and scope theoretical and methodological. This is a theoretical research, called state of knowledge, contributing to the creation of the conceptual field of the area with new information and data on what has been published in post-graduate studies in Brazil. Therefore, we carried out a survey through the brief reading of the titles and abstracts of theses and dissertations published in the mentioned period. The results were discussed in the light of discursive textual analysis that is based on the deconstruction process of abstracts by unitarization, categorization and interpretation. In the analysis process emerged the categories teaching and learning; scientific knowledge. It was concluded that the work approaches have focused on teacher practice with descriptions of teaching materials, methodologies and lessons learning indicators. Also value new meaning ownership of the foundations of science and biology in basic education, with a view to overcoming the deck idea these disciplines are merely content.
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Ciências biológicas
Estado do conhecimento
Educação básica
Education
Learning
Biological sciences
Knowledge state
Basic education
ISSN: 2179-0663
Is part of: IX Encontro Internacional de Formação de Professores (Enfope) / X Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (Fopie)
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor da Universidade Tiradentes (GPGFOP/Unit/CNPq)
Citation: SANTOS, N. I. D.; RAMOS, K. S. B.; NASCIMENTO, M. B. da C. Ensino e aprendizagem de ciências e biologia: estado do conhecimento na perspectiva da educação básica (2011-2012). In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 9.; FÓRUM PERMANENTE INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 10., 2016, Aracaju. Anais eletrônicos... Aracaju: UNIT, 2016. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2693>. Acesso: 05 set. 2018.
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8856
Appears in Collections:DEDI - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CienciasBiologiaEducacaoBasica.pdf206,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.