Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8856
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Ensino e aprendizagem de ciências e biologia: estado do conhecimento na perspectiva da educação básica (2011-2012) |
Autor : | Santos, Nazaré Inácia Dias Ramos, Karolline Silva Boaventura Nascimento, Marilene Batista da Cruz |
Fecha de publicación : | may-2016 |
Resumen: | Este artigo tem por objetivo discutir as inter-relações entre o ensino e a aprendizagem de Ciências e Biologia a partir das produções da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes) no período de 2011-2012, com vistas à identificação dos significados e da abrangência teóricometodológica. Trata-se de uma pesquisa teórica, denominada estado do conhecimento, que contribui para a constituição do campo conceitual da área com novas informações e dados sobre o que se tem publicado na pós-graduação stricto sensu no Brasil. Para tanto, realizou-se um levantamento por meio da leitura flutuante dos títulos e dos resumos das teses e dissertações publicadas no período mencionado. Os resultados foram trabalhados à luz da análise textual discursiva que se fundamenta no processo de desconstrução dos resumos por meio da unitarização, da categorização e da interpretação. No processo da análise emergiram as categorias ensino e aprendizagem; conhecimento científico. Concluiu-se que os trabalhos apresentam enfoques voltados à prática do professor com descrições de material didático, metodologias de aulas e indicadores de aprendizagem. Também valorizam a apropriação ressignificada dos fundamentos da Ciência e da Biologia na educação básica, com vistas à superação da ideia de que essas disciplinas sejam meramente conteudistas. |
Resumen : | This article aims to discuss the interrelationships between the teaching and learning of Science and Biology from the production of Higher Education Training Coordination (Capes) in the 2011-2012 period, in order to identify the meanings and scope theoretical and methodological. This is a theoretical research, called state of knowledge, contributing to the creation of the conceptual field of the area with new information and data on what has been published in post-graduate studies in Brazil. Therefore, we carried out a survey through the brief reading of the titles and abstracts of theses and dissertations published in the mentioned period. The results were discussed in the light of discursive textual analysis that is based on the deconstruction process of abstracts by unitarization, categorization and interpretation. In the analysis process emerged the categories teaching and learning; scientific knowledge. It was concluded that the work approaches have focused on teacher practice with descriptions of teaching materials, methodologies and lessons learning indicators. Also value new meaning ownership of the foundations of science and biology in basic education, with a view to overcoming the deck idea these disciplines are merely content. |
Palabras clave : | Ensino Aprendizagem Ciências biológicas Estado do conhecimento Educação básica Education Learning Biological sciences Knowledge state Basic education |
ISSN : | 2179-0663 |
Es parte de: | IX Encontro Internacional de Formação de Professores (Enfope) / X Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (Fopie) |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor da Universidade Tiradentes (GPGFOP/Unit/CNPq) |
Citación : | SANTOS, N. I. D.; RAMOS, K. S. B.; NASCIMENTO, M. B. da C. Ensino e aprendizagem de ciências e biologia: estado do conhecimento na perspectiva da educação básica (2011-2012). In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 9.; FÓRUM PERMANENTE INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 10., 2016, Aracaju. Anais eletrônicos... Aracaju: UNIT, 2016. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2693>. Acesso: 05 set. 2018. |
License: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8856 |
Aparece en las colecciones: | DEDI - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CienciasBiologiaEducacaoBasica.pdf | 206,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.