Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8861
Tipo de Documento: Artigo
Título: Memórias narradas por jovens do ensino médio na significação do patrimônio cultural
Título(s) alternativo(s): Memories narrated by high school youth in the cultural heritage significance
Memorias narradas por jóvenes de la enseñanza media en la significación del patrimonio cultural
Autor(es): Castro, José Valter
Lucini, Marizete
Data do documento: Dez-2017
Resumo: Neste artigo discutimos a significação do patrimônio cultural presente nas narrativas produzidas por jovens do Ensino Médio do Colégio Estadual Castro Alves, do município de Adustina na Bahia. Resulta de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que ancorou-se nos pressupostos da fenomenologia-hermenêutica e é definida como estudo de caso. Procedemos pela análise das narrativas de quatro álbuns produzidos dentro do Projeto de Educação Patrimonial e Artística. Os resultados evidenciam que os significados atribuídos ao patrimônio cultural estão relacionados à memória produzida coletivamente no percurso do tempo, persistindo no que é memorável, produzindo assim, elos de identificação dos jovens com a coletividade de pertencimento.
Abstract: In this article, we discuss the cultural heritage significance in the narratives produced by high school youth at Colégio Estadual Castro Alves, in the city of Adustina in Bahia. It results from a qualitative approach research, which is based on the assumptions of the phenomenology-hermeneutics and it is defined as a case study. We have made the analysis of the narratives of four albums produced within the Patrimonial and Artistic Education Project. The results show that the significances assigned to the cultural heritage are related to the memory produced collectively in the course of time, persisting in what is memorable and thus producing identification links of the young people with the community of belonging.________________________________________________________________________________________________________________________________
En este artículo discutimos la significación del patrimonio cultural presente en las narrativas producidas por jóvenes de la Enseñanza Media del Colegio Estadual Castro Alves, del municipio de Adustina en Bahía. Resulta de una investigación de enfoque cualitativo, que se ancla en los presupuestos de la fenomenología-hermenéutica y se define como estudio de caso. Hemos procedido por el análisis de las narrativas de cuatro álbumes producidos dentro del Proyecto de Educación Patrimonial y Artística. Los resultados evidencian que los significados atribuidos al patrimonio cultural están relacionados a la memoria producida colectivamente en el transcurso del tiempo, persistiendo en lo que es memorable, produciendo así, eslabones de identificación de los jóvenes con la colectividad de pertenencia.
Palavras-chave: Memórias
Narrativas
Patrimônio cultural
Memories
Narratives
Cultural heritage
Memorias
Patrimonio cultural
ISSN: 2178-2679
Parte de : Revista Práxis Educacional
Idioma: por
Instituição/Editora: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
Citação: CASTRO, J. V.; LUCINI, M. Memórias narradas por jovens do ensino médio na significação do patrimônio cultural. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 26, p. 299-320, set./dez. 2017. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6679>. Acesso em: 06 set. 2018.
Licença: Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8861
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MemoriasNarradasPatrimonioCultural.pdf497,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.