Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8866
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Educação ambiental e agenda 21: diagnosticando problemas socioambientais e possibilidades para o enfretamento
Autor(es): Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Rosa, Thamires Guimarães Santa
Araujo, Maria Inêz Oliveira
Data do documento: Set-2016
Resumo: Ao longo dos anos, as abordagens em Educação Ambiental vêm sendo discutidas em diversos contextos socioambientais. Sua abordagem interdisciplinar permite um trabalho no âmbito escolar, auxiliando na correlação entre o ensino e a aprendizagem dos estudantes de forma crítica, auxiliando no enfrentamento dos problemas socioambientais Com isso, esta pesquisa objetiva diagnosticar os problemas socioambientais encontrados no entorno escolar e suas concepções no que se referente à Agenda 21 Escolar. Para esta ação, foram aplicados questionários aos estudantes, no qual relataram os problemas socioambientais, além dos conhecimentos relacionados a Agenda 21. Com os resultados, é notória a necessidade de implementação da EA na Educação Formal e trabalhá-la de forma coletiva e participativa.
Abstract: Over the years, approaches Environmental education has been discussed in many environmental contexts. Its interdisciplinary approach allows work in schools, assisting in the correlation between the teaching and learning of students critically, assisting in addressing the environmental problems Thus, this research aims to diagnose the social and environmental problems found in the school environment and their views on what is related to appointment book 21 School. For this purpose, questionnaires were applied to students, which reported the social and environmental problems, and mention of their knowledge related to appointment book 21. With the results, it is evident the need to implement EA in formal education and work it in a collective and participatory way.
Palavras-chave: Educação ambiental
Agenda 21
Educomunicação
Environmental education
Appointment book 21
Educommunication
ISSN: 1982-3657
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: NEPOMUCENO, A. L. de O.; ROSA, T. G. S.; ARAÚJO, M. I. O. Educação ambiental e Agenda 21: diagnosticando problemas socioambientais e possibilidade para o enfrentamento. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL 'EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE', 10., 2016, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos... São Cristóvão, SE: EDUCON, 2016. Disponível em: <http://anais.educonse.com.br/2016/educacao_ambiental_e_agenda_21_diagnosticando_problemas_socioambi.pdf>. Acesso em: 6 set. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8866
Aparece nas coleções:DBI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoAmbientalAgenda21.pdf319,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.