Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9651
Document Type: | Monografia |
Title: | A eficiência entre o método de ensino tradicional e ativo para aprendizagem da paleontologia com enfoque motivacional |
Other Titles: | A paleontologia como ferramenta comparativa do método de ensino tradicional e metodologia ativa |
Authors: | Souza, Maria Leilane Azevedo de |
Issue Date: | 17-Sep-2018 |
Advisor: | Campos, Alexandre Liparini |
Resumo : | O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia do método de ensino tradicional e metodologias ativas, utilizando-se de conteúdos relacionados à Paleontologia como ferramenta de teste e comparação dos respectivos métodos. Dentro do processo de ensino-aprendizagem existem diferentes abordagens pedagógicas que podem ser utilizadas em sala de aula, porém, para que esta seja significativa é fundamental que o professor tenha conhecimento e domínio acerca do método a ser escolhido para ministrar as suas aulas, bem como, a eficiência esperada de cada um deles, a fim de alcançar o maior número de alunos possível durante esse processo. A pesquisa tem caráter quali-quantitativa e foi realizada em duas escolas da rede estadual do Estado de Sergipe com o objetivo de testar a eficácia destes métodos de ensino e avaliar a influência dos fatores motivacionais na aprendizagem. Foram feitas três aulas com abordagem dos métodos tradicional, ativo e combinação de ambos, as quais foram aplicadas em três turmas de 7º ano com utilização de pré e pós-questionários. Os questionários foram validados por profissionais da área e testados estatisticamente, para avaliação de aprendizagem nas diferentes abordagens. Apesar dos alunos das duas escolas estarem adaptados à metodologia tradicional, os resultados mostraram que a combinação dos dois métodos se mostrou mais eficaz para a aprendizagem e que fatores motivacionais estão diretamente relacionados com o desempenho desses estudantes em sala de aula |
Keywords: | Biologia Ensino de biologia Paleontologia Metodologias de ensino Processo de ensino-aprendizagem Motivação intrínseca Motivação extrínseca |
Subject CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Department: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citation: | Souza, Maria Leilane Azevedo de. A paleontologia como ferramenta comparativa do método de ensino tradicional e metodologia ativa. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9651 |
Appears in Collections: | Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria_Leilane_Azevado_Souza.pdf | 783,14 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.