Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9651
Tipo de Documento: Monografia
Título : A eficiência entre o método de ensino tradicional e ativo para aprendizagem da paleontologia com enfoque motivacional
Otros títulos : A paleontologia como ferramenta comparativa do método de ensino tradicional e metodologia ativa
Autor : Souza, Maria Leilane Azevedo de
Fecha de publicación : 17-sep-2018
Director(a): Campos, Alexandre Liparini
Resumen: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia do método de ensino tradicional e metodologias ativas, utilizando-se de conteúdos relacionados à Paleontologia como ferramenta de teste e comparação dos respectivos métodos. Dentro do processo de ensino-aprendizagem existem diferentes abordagens pedagógicas que podem ser utilizadas em sala de aula, porém, para que esta seja significativa é fundamental que o professor tenha conhecimento e domínio acerca do método a ser escolhido para ministrar as suas aulas, bem como, a eficiência esperada de cada um deles, a fim de alcançar o maior número de alunos possível durante esse processo. A pesquisa tem caráter quali-quantitativa e foi realizada em duas escolas da rede estadual do Estado de Sergipe com o objetivo de testar a eficácia destes métodos de ensino e avaliar a influência dos fatores motivacionais na aprendizagem. Foram feitas três aulas com abordagem dos métodos tradicional, ativo e combinação de ambos, as quais foram aplicadas em três turmas de 7º ano com utilização de pré e pós-questionários. Os questionários foram validados por profissionais da área e testados estatisticamente, para avaliação de aprendizagem nas diferentes abordagens. Apesar dos alunos das duas escolas estarem adaptados à metodologia tradicional, os resultados mostraram que a combinação dos dois métodos se mostrou mais eficaz para a aprendizagem e que fatores motivacionais estão diretamente relacionados com o desempenho desses estudantes em sala de aula
Palabras clave : Biologia
Ensino de biologia
Paleontologia
Metodologias de ensino
Processo de ensino-aprendizagem
Motivação intrínseca
Motivação extrínseca
Área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citación : Souza, Maria Leilane Azevedo de. A paleontologia como ferramenta comparativa do método de ensino tradicional e metodologia ativa. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9651
Aparece en las colecciones: Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria_Leilane_Azevado_Souza.pdf783,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.