Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9886
Document Type: Monografia
Title: Confecção e avaliação de modelos didáticos de invertebrados do Filo Annelida (Classe Polychaeta e Subclasse Oligochaeta) : uma proposta didática para alunos com deficiência visual no ensino ciências e biologia
Authors: Santos, Grasiella da Silva
Issue Date: 17-Nov-2017
Advisor: Moreira, Sinara Maria
Resumo : O processo de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia para alunos com deficiência visual, apresenta obstáculos que devem ser superados mediante a adoção de práticas pedagógicas inclusivas que facilitem o acesso à informação do conteúdo apresentado nas salas de aula. Assim, o presente trabalho visa avaliar os modelos didáticos de invertebrados do Filo Annelida (Polychaeta e Oligochaeta) com o intuito de auxiliar às aulas de Ciências e Biologia ministradas aos alunos com deficiência visual. Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa e de cunho descritivo por meio de questionários, aplicados oralmente aos alunos com deficiência visual, e observações assistemáticas, realizadas durante a aplicação dos modelos didáticos. Participaram da pesquisa alunos com cegueira ou baixa visão da instituição CAP-DV e do curso de Ciências Biológicas da UFS, com faixa etária de 25–40 anos. Os resultados indicaram que os modelos didáticos facilitam a compreensão do estudo de estruturas presentes nos invertebrados, que necessitam de uso de ferramentas ópticas (imagens, microscópios, lupa), inadequadas para o ensino de alunos com cegueira ou baixa visão, uma vez que não conseguem utilizar esses aparelhos. Conclui-se que os modelos didáticos de Invertebrados confeccionados para pessoas com deficiência visual, facilitam o processo de ensino e aprendizagem de alunos com cegueira ou baixa visão, além de estimular o interesse do aluno pela disciplina. Para isso, faz necessário conduzir os alunos pelas estruturas, acompanhada de breve descrição de sua função e importância, a fim de que haja a aprendizagem significativa
Keywords: Biologia
Ensino de biologia
Baixa visão
Cegueira
Ensino e aprendizagem
Prática pedagógica inclusiva
Percepção tátil
Educação inclusiva
Deficiência visual
Subject CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citation: Santos, Grasiella da Silva. Confecção e avaliação de modelos didáticos de invertebrados do Filo Annelida (Classe Polychaeta e Subclasse Oligochaeta) : uma proposta didática para alunos com deficiência visual no ensino Ciências e Biologia. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9886
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Grasiella_Silva_Santos.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.