Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9994
Document Type: | Trabalhos em Eventos |
Title: | Prática inter-reflexiva: em pauta a colaboração na formação continuada do professor de línguas estrangeiras |
Authors: | Santos, Yuri Andrei Batista Frossard, Elaine Cristina Medeiros |
Issue Date: | 2016 |
Resumo : | Em vista das amplas discussões acerca da formação continuada de docentes no escopo da educação nacional, é proposta central deste estudo apresentar um modelo de prática pedagógica que apresente condições para a concretização do desenvolvimento progressivo de professores de línguas estrangeiras (LE). Devido às características e objetivos dessa prática, que intenta, de maneira colaborativa, levar os participantes a refletirem sobre suas práticas de ensino bem como a de seus colegas envolvidos, além de auxiliar, de forma especial o professor de línguas estrangeiras no desenvolvimento de sua competência linguística, convencionamos chamá-la “inter-reflexiva”. Este estudo, ancorado em pesquisa exploratória e bibliográfica, está alicerçado, principalmente, nas concepções de autores como Richards e Farrel (2005) e Johnston (2009), que contribuem para pensarmos a natureza social da profissão docente, justificando-se assim a colaboração no alicerce desta teoria. A aplicação dessa prática se dá em três etapas: a observação pedagógica da aula de um professor da área de Língua Estrangeiras por outro docente da mesma área; em seguida a possibilidade de reflexão das atividades docentes por meio do olhar sobre a prática do observado e o diálogo mediado entre os participantes envolvidos a fim de estimular a melhora e a criação de novas práticas de ensino. |
Keywords: | Língua estrangeira Ensino de língua estrangeira Formação continuada de professores Prática inter-reflexiva |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 2236-2061 |
Is part of: | Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016 |
Language: | por |
Publisher / Institution : | LINC/UFS |
Citation: | SANTOS, Y. A. B.; FROSSARD, E. C. M. Prática inter-reflexiva: em pauta a colaboração na formação continuada do professor de línguas estrangeiras. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 250-259. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9994 |
Appears in Collections: | III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PraticaInterReflexiva.pdf | 79,82 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.