Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10644
Tipo de Documento: Relatório
Título: Harmônicos hiperesféricos na esfera de dimensão N
Autor(es): Santos, Aleff de Jesus
Data do documento: 2018
Orientador: Smirnov, Andrei
Resumo: Neste trabalho são construídos os harmônicos hiperesféricos em N dimensões. A equação de Laplace em N dimensões nas coordenadas hiperesféricas foi obtida com o uso do operador de Laplace-Beltrami com a métrica da geometria esférica. O método usado para a obtenção dos harmônicos hiperesféricos é baseado no método usual de separação de variáveis e não envolve a teoria de polinômios harmônicos ou a teoria de momento angular generalizado. As equações ordinárias são reduzidas a equação de Schoedinger com o potencial simétrico de Poschl-Teller. As soluções das equações ordinárias são apresentadas na forma da solução da equação de Schoedinger multiplicado por um fator funcional computado no processo de solução. Os harmônicos hiperesféricos são obtidos como o produto das soluções das equações ordinárias e são expressos em termos dos polinômios de Gegenbauer. O resultado é comparado com os resultados obtidos por outros métodos. Para a ilustração gráfica dos resultados são apresentadas as imagens das projeções dos harmônicos hiperesféricos em 4 dimensões nos hiperplanos tridimensionais.
Palavras-chave: Geometria esférica
Harmônicos hiperesféricos
Polinômios de Gegenbauer
Operador de Laplace-Beltrami
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa
Licença: Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10644
Aparece nas coleções:28º Encontro de Iniciação Científica da UFS
Ciências Exatas e da Terra - PIBIC 2017/2018
Relatórios de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HarmonicosHiperesfericosEsfera.pdf4,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.