Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12481
Tipo de Documento: Monografia
Título : Letramento, analfabetismo funcional e o sistema Scliar de alfabetização
Autor : Nascimento, Meire Célia Passos
Fecha de publicación : 9-mar-2018
Director(a): Reis, Mariléia Silva dos
Resumen: O processo de alfabetização e letramento da criança perpassa por diversas discussões ao longo da história da educação brasileira. Segundo alguns pesquisadores, este processo deve estar ligado entre si. A escola como espaço de convivência precisa desenvolver práticas de leitura e escrita que incentivem o uso da leitura e da escrita além dos muros escolares. Um dos métodos recentes sobre esse assunto é o Sistema Scliar de Alfabetização que se fundamenta na área da neurociência e que propõe (re) pensar a maneira de como os professores alfabetizadores ensinam e motivam os alunos para tais competências nas séries iniciais. O objetivo do trabalho é apresentar um breve panorama do analfabetismo no Brasil, acerca de como o mesmo se encontra em relação ao letramento e a própria alfabetização, bem como discorrer sobre a visão de alguns autores a respeito da importância da leitura e da escrita, como forma de reduzir o analfabetismo funcional no país.
Resumen : The process of literacy and initial reading instruction of children running through several discussions throughout the history of brazilian education. According to some researchers, this process should be linked to each other. The school as a space for coexistence need to develop reading and writing practices encouraging the use of reading and writing beyond school walls. One of the recent methods on this subject is the Scliar’s literacy system which it is based in the area of neuroscience and propose (re) thinking the way how teachers literacy teach and motivate students for such skills in the early grades. The objective of this work is to present a brief overview of illiteracy in Brazil, about how it is in relation to initial reading instruction and the literacy, as well as talk about the vision of some authors about the importance of reading and writing as a way to reduce functional illiteracy in the country.
Palabras clave : Alfabetização
Educação
Letramento
Analfabetismo funcional
Literacy
Functional illiteracy
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma : por
Institución: UFS
Departamento: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citación : NASCIMENTO, Meire Célia Passos. Letramento, analfabetismo funcional e o sistema Scliar de alfabetização. 2018. 26 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2018.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12481
Aparece en las colecciones: Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Meire_Célia_Passos_Nascimento.pdf577,79 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.