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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Sentidos construídos na relação com o saber na cultura digital do projeto PIBID
Autor(es): Boell, Márcia
Data do documento: Set-2021
Resumo: O presente artigo apresenta resultados acerca do processo de pesquisa da prática docente em tempos da pandemia da Covid-19. Tomamos como fio condutor a teoria de Bernard Charlot e sua equipe para estabelecer relações e reflexões com expressões e experiências, cujas narrativas de docentes e discentes, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, foram desenvolvidas na Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC/SC. O percurso metodológico foi inspirado no instrumento de Bernard Charlot (2009) para a geração e a compreensão das expressões dos docentes e discentes que viveram o cotidiano investigado. Esse instrumento, denominado “balanços de saber”, permitiu a análise dos dados gerados que estão representados na imagem da nuvem de palavras, onde estão os sentidos e significados do ser, fazer e estar docente e discente no trajeto de tempos de pandemia vivido, sendo as principais expressões: sentido, amor, aprendizado, experiência, inclusão, compreensão, cultura digital, significado, encantamento e curiosidade. O entrelaçamento entre os conceitos teóricos no estudo reverberam movimentos de aprendizagem e transformação do ser, fazer e do conferir sentidos nas relações com os saberes docente, cuja imagem sinaliza novos caminhos para o enfrentamento dos desafios vividos.
Abstract: This article presents results about the process of researching the teaching practice in times of the Covid-19 pandemic. We take as a conductive wire the theory of Bernard Charlot and his team to establish relationships and reflections with expressions and experiences, whose narratives of teachers and students, participants in the Institutional Program of Initiation Scholarship to Teaching - PIBID, were developed at the University of Planalto Catarinense - Uniplac/SC. The methodological course was inspired by the instrument of Bernard Charlot (2009) for the generation and understanding of the expressions of teachers and students who lived the daily life investigated. This instrument, called "Balances of Knowledge", allowed the analysis of the data generated that are represented in the image of the word cloud, in which they are the senses and meanings of being teacher and student in the path of time of pandemic lived, being the main expressions: sense, love, learning, experience, inclusion, understanding, digital culture, meaning, enchantment and curiosity. The interlacing between the theoretical concepts in the study reverberates learning and transformation movements of being, doing and giving directions in relations with the teaching knowledge, whose image signals new paths to confront the challenges lived.
Palavras-chave: Relação com o saber
Cultura digital
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Relationship with knowledge
Digital culture
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: 10.29380/2021.15.08.43
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16366
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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